app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5710
Caderno B

Lean Araújo assume chefia do Ministério Público do Estado

Em seu discurso, novo procurador-geral de Justiça disse que sua gestão terá como foco o diálogo institucional

Por Marcos Rodrigues e Mariane Rodrigues | Edição do dia 30/04/2024 - Matéria atualizada em 30/04/2024 às 04h00

O promotor de Justiça Lean Antônio Ferreira de Araújo tomou posse ontem como procurador-geral de Justiça de Alagoas. Ele chefiará o Ministério Público do Estado (MPE) pelos próximos dois anos, até 2026.

A solenidade ocorreu no auditório Virgínio Loureiro, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, e contou com a presença do Governador Paulo Dantas e também do prefeito de Maceió, JHC.

Durante a cerimônia, Lean Araújo afirmou que sua gestão terá como foco o diálogo institucional.

“A responsabilidade é expressiva de quem, necessariamente, assume pela quarta vez [o MPE]. E mais que isso: em razão dessa unanimidade, mesmo que temporária, para a gente abrir espaço de diálogo. Acredito que ao chegar aos 61 anos à chefia, com uma certa experiência, talvez eu possa contribuir para o aprimoramento do diálogo institucional”, afirmou o novo procurador. “É dessa maneira que eu vejo a minha presença no MPE de Alagoas. Cônscio da necessidade de tomar medidas, formatadas a partir de um diálogo institucional, no sentido de contribuir de forma positiva para alteração da realidade da sociedade alagoana”.

Lean foi nomeado para o cargo no dia 6 de fevereiro de 2024 pelo Governador Paulo Dantas e já exercia a função desde março deste ano.

Ele ficou no lugar do agora desembargador Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, que, durante a solenidade, recebeu a Comenda Rodriguêz de Melo, considerada a mais alta honraria conferida ao órgão ministerial.

CARREIRA

Araújo é promotor do Ministério Público do Estado desde agosto de 1988, passando por vários municípios do interior e também pela capital.

Ao longo dos anos, ele chefiou o órgão por três vezes: nos biênios 1998/2000, 2000/2002 e entre os meses de julho e dezembro de 2002.

Ele também já foi corregedor-geral do MPAL nos períodos compreendidos entre 2003 e 2004, 2006 e 2008 e 2017 e 2019. Já em 2020, foi eleito ouvidor do Ministério Público, sendo reconduzido à função para os anos de 2021 e 2022.

Em janeiro de 2023 foi escolhido para o cargo de subprocurador-geral Administrativo-Institucional, atuando na administração superior ao lado do então PGJ Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

O novo procurador-geral de Justiça também desenvolve atividades acadêmicas e atua como professor de Direito Penal. Ele é especialista em Processo, mestre em Educação e doutor em Direito Constitucional.

Mais matérias
desta edição