app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5710
Opinião

Fenômenos extremos .

.

Por Editorial | Edição do dia 04/05/2024 - Matéria atualizada em 04/05/2024 às 04h00

As atenções do Brasil neste momento estão voltadas para o Rio Grande do Sul, que vive um dos maiores desastres climáticos de sua história. As fortes chuvas, que já duram dias, causaram dezenas de mortes e deixaram cidades debaixo d’água.

Há algum tempo, cientistas têm observado que, em um curto período de tempo, o mundo vem assistindo a um aumento sem precedentes do número de catástrofes naturais, situação agravada pelas mudanças climáticas, e a ação humana pode piorar ainda mais o cenário.

Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios mostra que, nos últimos dez anos, desastres naturais causaram R$ 401, 3 bilhões em prejuízos no País.
É preciso ressaltar que boa parte das tragédias não pode nem deve ser vista como fatalidades, pois na maioria dos casos podem ser previstas e evitadas.

É, pois, necessário e urgente implementar políticas públicas voltadas para organização do espaço urbano, melhoria das condições de moradia e obras de saneamento básico, além de estruturar as coordenações de Defesa Civil de estados e municípios para que possam atuar adequadamente nas tragédias.

Mais matérias
desta edição