MERCADO DE PUBLICIDADE DO BRASIL É O 6º MAIOR DO MUNDO
“Estamos aqui para alavancar a economia do Estado”, diz presidente da Abap em Alagoas
Por LUAN OLIVEIRA*/ ESTAGIÁRIO | Edição do dia 04/12/2019 - Matéria atualizada em 04/12/2019 às 06h00
É comemorado nesta quarta-feira (4) o Dia Mundial da Propaganda. A data foi escolhida como recordação do primeiro congresso que reuniu os profissionais de publicidade e propaganda em 1936, na cidade de Buenos Aires. A comemoração se iniciou já a partir do ano seguinte, como Dia Panamericano da Propaganda. Em 1970, já tinha as atuais proporções globais. Em todo o mundo, os profissionais da categoria estarão em festa. No Brasil não faltam motivos: de acordo com um estudo da consultoria Delloite, a cada R$ 1 investido em propaganda, R$ 10 voltam para o PIB brasileiro. O país é o 6º maior mercado de publicidade do mundo, gerando mais de meio milhão de empregos diretos e indiretos. No Estado de Alagoas não é diferente: a profissão de publicitário vem se tornando cada dia mais reconhecida em seu valor e o mercado da propaganda não para de crescer. De acordo com Hermann Fernandes, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade de Alagoas (Abap), o modelo brasileiro de publicidade é invejado em todo o mundo. “É um mercado autorregulado. Temos o Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) e o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), ambos formados por integrantes do mercado publicitário, dos veículos de comunicação e dos anunciantes. Todos trabalhando em conjunto para garantir um mercado saudável e competitivo”, diz. “Realizamos sempre eventos voltados para a fomentação do empreendedorismo e da inovação em Alagoas, em parceria com representantes de diversos setores da sociedade civil”, explica Hermann. Em setembro deste ano, por exemplo, foi realizada a Semana do Brasil em Alagoas, em parceria com a Associação Comercial e diversas marcas. O evento buscou dar espaço ao empreendedor alagoano e aproximá-lo do consumidor. “Estamos aqui para alavancar a economia do Estado e para aprimorar a integração entre os diversos setores produtivos. A certificação ao CENP garante que as empresas prestem um serviço de acordo com os padrões de ponta da publicidade brasileira. Por isso, a recomendação é para o empresário sempre consultar se a empresa que está contratando possui certificação”. Em Alagoas, são cerca de 15 agências de publicidade com certificação do CENP e seguindo as normas que regem o mercado nacional. Destas, sete são filiadas à ABAP e contribuem para a integração entre a publicidade, o empresariado e o consumidor.
*Sob a supervisão da Editoria de Cultura