app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5868
Caderno B

A VIRADA DO PINTO DA MADRUGADA

.

Por Victor Lima e Maylson Honorato, com assessoria | Edição do dia 31/12/2019 - Matéria atualizada em 31/12/2019 às 13h25

Dia da virada será aberto com edição especial do Pinto da Madrugada na Orla de Maceió
Dia da virada será aberto com edição especial do Pinto da Madrugada na Orla de Maceió - Foto: Divulgação
 

A magia do fim do ano está chegando ao fim, mas, claro, ainda haverá muita festa nestas últimas horas de 2019. Além das opções pagas que acontecem na orla de Maceió, os bairros Benedito Bentes, Graciliano Ramos, Ipioca, Jacintinho, Ponta Verde e Vergel contam com programação gratuita para os moradores e os organizadores realizam os últimos ajustes para a virada de logo mais.

Como já é tradição todos os anos, o bloco Pinto da Madrugada se prepara para saudar o ano novo com frevo na praia da Ponta Verde. O frevo acontece neste dia 31, às 7h, em frente ao Alagoinhas. Turistas e moradores locais poderão desfrutar um pouco do que o bloco irá apresentar no pré-carnaval que acontece dia 15 de fevereiro na orla de Maceió.

Segundo o diretor do Pinto da Madrugada, Hermann Braga, o pré-réveillon do Pinto é uma forma de começar o último dia do ano com muita alegria e animação para o ano novo. “São 21 anos abrindo o dia 31 com muita folia, frevo e carnaval. Trazemos as marchinhas, dançarinos e nosso mascote para uma apresentação na orla e convidamos todos os turistas e moradores a participar. É a despedida de mais um ano e hora de brindar o ano novo com elos positivos, alegria e tradição”, destacou.

Em 2020, o Pinto da Madrugada vem evidenciando a cultura alagoana com o tema “Um Mar de Cultura”. “Alagoas, além de uma orla maravilhosa tem muita tradição e cultura, e isso precisa ser evidenciado e lembrado. O Pinto é patrimônio imaterial do Estado e já faz parte da história da nossa cidade. Faremos um desfile muito bonito na orla, dia 15 de fevereiro, aberto e democrático como sempre foi”, afirma Herman Braga.

Foto: Pablo de Luca
 

BAIRROS SE PREPARARAM

Bairros de Maceió, em parceria com a prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), também receberão atrações culturais na virada do ano.

O apoio de estrutura para eventos foi disponibilizado pela Prefeitura de Maceió na Orla (curva do Alagoinhas), no Conjunto Graciliano Ramos (praça central) e nos bairros do Benedito Bentes (Praça Padre Cícero), Jacintinho (Mirante), Ipioca (Alto de Ipioca) e Vergel do Lago (Monumento do Milênio).

De acordo com o diretor de Produção Cultural da Fundação, Keyler Simões, além de banheiros químicos, as localidades serão contempladas com estrutura de palco, som e luz. “Também iremos instalar banheiros químicos na orla marítima e, na mesma região, pontos de apoio a serem utilizados pelos órgãos que atuam durante a virada do ano, a exemplo da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Polícia Militar de Alagoas (PM/AL)”, diz o diretor.

O réveillon da orla não terá atrações musicais, apenas o show pirotécnico. Já nos bairros, a programação será extensa, com atrações musicais para todos os gostos. No Benedito Bentes, a festa começará às 21h e irá até às 2h da madrugada. A Banda Fasamba, o DJ Alexx Henrique, o forrozeiro Jaime Mendes e o cantor pernambucano de brega funk Dadá Boladão vão animar o público com suas apresentações.

“O show acontece na parte mais movimentada do Benedito Bentes. Ao lado do terminal de ônibus e da praça Padre Cícero, que é um marco aqui no bairro e proporciona uma boa visão pra quem vem de ônibus, por exemplo, que já desce e vai para a praça. A gente coloca o policiamento e o pessoal do bombeiro civil já na entrada, de frente ao palco, para direcionar, junto com membros da equipe, e poder dar suporte a quem não conhece e não sabe onde exatamente vai acontecer o show”, explica o coordenador-geral do evento, no Benedito Bentes, Júnior Almeida.

Ele reforça que a intenção é facilitar o acesso dos moradores ao lazer. “Isso é pra dar uma opção de lazer e entretenimento para aos moradores do Benedito Bentes. Por ser um bairro um pouco longe, distante do Centro e da praia em si, nós nos engajamos para dar essa opção para que as pessoas não precisem sair daqui em busca desse lazer”.

A estudante Inayara Figueiredo, moradora do bairro, aprovou a iniciativa. “É importante pra desafogar e descentralizar o réveillon padrão da orla. Minha expectativa é positiva, pois os últimos eventos realizados na parte alta têm sido bem organizados, com policiamento, estrutura decente e equivalente aos que são feitos na parte baixa. A expectativa é tão positiva que os amigos que geralmente descem pra orla desta vez passarão no Benedito sem passar pelos transtornos de se deslocar pra longe de casa e em ambientes absurdamente lotados”.

FESTA EM TODO LUGAR

Ainda na parte alta, mais exatamente no Graciliano Ramos, duas grandes atrações: o cantor Edson Razek e a dupla Garota Sertaneja e banda. A festa terá início às 20h, com um DJ animando o público até a entrada da primeira atração. Razek e sua banda subirão ao palco às 21h e ficarão até a virada do ano. Depois da meia-noite, a música ficará por conta de Amanda e Thamires com seu sertanejo universitário.

No Jacintinho, a Banda Axékundê abrirá a festa às 20h e tomará conta do palco até 21h30. Na sequência, se apresentará a banda A Tropa, com um show que se estenderá até às 23h, seguido do MC Themys que ficará até a virada do ano. A 00h30, a grande atração da festa, o cantor Myriel Neto, assumirá o palco com sua banda. No comando das apresentações estará o DJ Boca.

Já no Réveillon da Lagoa Mundaú, no Vergel do Lago, as atrações musicais começarão a se apresentar às 22h. A programação inclui Rogério Dyaz e a Trincheira, o Batuque Mundaú, DJ Val do Reggae e a banda Cheiro de Calcinha.

Para finalizar, em Ipioca a programação começará às 19h com previsão de seguir até às 04h. Abertura será com Nildo Quebradeira e seu forró. Walter Vaqueiro subirá ao palco às 20h com show que se estenderá até às 23h. Na sequência e até 01h30 o show fica por conta de Thiago Batidão. A partir daí e até às 04h MC Hugo Playboy animará a festa no Alto de Ipioca.

Mais matérias
desta edição