NATAL DA AVENIDA DA PAZ TERÁ ENCERRAMENTO ESPECIAL
Segunda edição do projeto é finalizada com forte presença de artistas alagoanos
Por Victor Lima | Edição do dia 04/01/2020 - Matéria atualizada em 06/01/2020 às 13h04
Projeto responsável por dar mais vida a orla do Sobral, a segunda edição do ‘Natal na Avenida da Paz’ chega ao fim neste domingo (5), a partir das 18h30, com a Festa dos Reis, no Museu Théo Brandão.
A iniciativa reuniu diversos artistas para decorar a Avenida da Paz, no Prado, e levar mais cultura para a região. O evento tem apoio da Magazine Luiza, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do Ministério da Cidadania, e o responsável pela área de patrocínios da loja, Fábio Costa, explica o investimento. “Cada casa tem seus costumes, ritmos e tradições. Essa diversidade foi a inspiração para valorizar a criatividade dos alagoanos. A marca foi ao coração de Alagoas celebrar com a comunidade”.
Ampliando o sucesso da edição 2018, a deste ano envolve mais de 400 profissionais numa verdadeira maratona de atrações. O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) se transforma em grande palco para a festa natalina. O espaço, que teve sua pintura renovada com o apoio cultural da Ibratin, vai receber uma exposição com o acervo pessoal do fotógrafo, cineasta e colecionador alagoano Celso Brandão.
Durante o mês de dezembro foram várias atrações semanais. No dia 6, o grupo de Saxofone da Ufal realizou o percurso do Conjunto Vila dos Pescadores, Praia do Sobral, Avenida da Paz, Praça Marcílio Dias ao Museu Théo Brandão, no percurso das árvores decoradas e no Museu Théo Brandão houve a recepção para convidados e abertura oficial do projeto com autoridades, patrocinador e apoiadores culturais. O museu esteve aberto ao público.
No dia 13, os grupos Transart, Coretfal, Coro Rugas de Ouro e o Coro Prisma se apresentaram no Coreto da avenida. Dia 19, aconteceu o Recital Folguedos em Corda, com a Camerata Acadêmica da Escola Técnica de Artes da Ufal. Encerrando o mês, o trio elétrico natalino com Wilma Araújo e banda, junto com as crianças do Coral Lar São Domingos, animaram o percurso da Vila dos Pescadores até a praça Marcílio Dias.
ARTISTAS
Persivaldo Figuêiroa é um dos artistas que colaboraram com o projeto. O pernambucano, residente de Maceió desde 1983, cria esculturas em grandes dimensões com a técnica de papietagem. “Minha árvore faz uma homenagem aos pescadores. Por ser uma região voltada para pesca, procurei enfatizá-los. Meus reis magos são representados por esses pescadores e na minha lapinha (presépio) faço uma referência a nossa cultura e todo nosso lindo litoral”, conta.
Ele apoia a decoração mais artesanal que decora a avenida. “Quanto ao projeto, é muito bacana poder levar cores e luzes a uma região e uma população que deixa de ser contemplada pela decoração natalina tradicional. Graças a um projeto dessa natureza, além de vida, vela-se uma decoração artística, artesanal, feita com muito carinho por todos nós”, defende Persivaldo.
Uma das atrações de encerramento neste domingo é o recital da Camerata Ero Dictus. “Nossa Camerata Ero Dictus tem um imenso prazer de participar desse evento lindo que encerrará a programação do Natal na Avenida da Paz. Nosso Instituto de Cultura, da qual a Camerata faz parte, tem como um dos objetivos levar a boa música à população em geral. Nosso repertório estará focado no espírito natalino, na data sagrada do nascimento de Cristo. Temos que agradecer e parabenizar essa oportunidade que nos foi dada pelos seus idealizadores. Com certeza será um evento inesquecível”, destaca Orieta Feijó, presidente do Instituto de Cultura, que coordena a Camerata Ero Dictus.
Outra atração é a Banda Cazuadinha. A vocalista, Roberta Aureliano, aproveitou para fazer um balanço do ano, que foi de crescimento para a banda infantil. “2019 foi um ano de muitos desafios e conquistas para a banda Cazuadinha e encerramos agradecendo, inclusive, com o lançamento de um clipe, ‘Jesus Cristo’, regravação do rei Roberto Carlos, que contou com a participação da cantora Millane Hora. Abrimos 2020, então, com o convite da banda Cazuadinha para que as famílias se reúnam e vibrem com a gente a chegada do novo ano. Venham prestigiar o projeto e conferir o show especial que preparamos”, encerra.
Além de música, haverá o espetáculo musical Estrela de Belém, no Museu Théo Brandão, a partir de 18h30. Às 20h, tem a projeção mapeada do Estúdio Núcleo Zero e o recital da Camerata Ero Dictus. Finalizando a edição, às 20h40, tem a apresentação da Banda Cazuadinha.