ESCOLA DE ARTES FAZ MUTIRÃO PARA CONFECCIONAR MÁSCARAS E CAPOTES
A mobilização, que em breve se tornará projeto de extensão, confeccionou e entregou mais de 900 itens com a ajuda de professores, alunos e voluntários
Por MARIA CLARA ARAÚJO*/ ESTAGIÁRIA COM ASSESSORIA | Edição do dia 15/05/2020 - Matéria atualizada em 15/05/2020 às 06h00
![Projeto da ETA precisa de doações para continuar fabricando materiais](https://cdn.gazetadealagoas.com.br/img/inline/270000/ESCOLA-DE-ARTES-FAZ-MUTIRAO-PARA-CONFECCIONAR-MASC0027441200.jpg?xid=494515)
Diante da pandemia do novo coronavírus e do isolamento social, professores, alunos, ex-alunos e voluntários se mobilizaram para confeccionar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A ação é da Escola Técnica de Artes da Ufal (ETA). O grupo está trabalhando de casa e todo o material está sendo doado para Instituições públicas e sociais, como abrigos, lar de idosos, postos de saúde e ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), da Ufal. A atual coordenadora do curso de Produção de Moda, Elizete Menezes, diz que quando a proposta foi lançada, os voluntários começaram a trabalhar de casa, com o apoio de profissionais de saúde e alguns empresários locais, para conseguir doações de material e confeccionar centenas de máscaras. A Escola Técnica de Artes é uma unidade acadêmica da Ufal que se presta a atender uma demanda de formação técnica em áreas de canto, música, teatro e moda, e fica localizada em frente à Praça Sinimbu, ao lado da Pinacoteca Universitária. Os materiais confeccionados são de extrema importância para o combate à Covid-19 e servem como prevenção da transmissão do vírus, tanto pela população quanto pelos profissionais de saúde, principalmente o capote cirúrgico, que não pode ser reutilizado. Já foram entregues 600 máscaras de tecido, 300 máscaras de TNT e 90 capote cirúrgicos às Instituições: Casa de Ranquines, Cultivado Amor, Hospital Universitário Profº Alberto Antunes, Lar São Francisco de Assis e aos Postos de Saúde Denilma Bulhões e Rosane Collor. No total, foram 990 itens confeccionados e entregues pela ETA Solidária, graças às doações e à equipe voluntária. A ação envolve o diretor da Escola Técnica de Artes, David Farias, a coordenadora do curso de Produção de Moda, Elizete Menezes, e os professores Bruna Marques e Humberto Lopes, que ajudam na elaboração da ação.
Toda a mobilização está sendo feita por meios digitais, evitando que os envolvidos precisam sair de suas casas, seguindo as normas de saúde vigentes. As professoras estão fornecendo orientações online acerca da confecção dos materiais. A ETA Solidária pretende atingir o maior número de Instituições, reforçando no combate ao coronavírus. Os interessados em ajudar podem conferir a lista abaixo, com os materiais necessários e o endereço que está recebendo as doações.