app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Caderno B

Roberta Aureliano encarna Lady Macbeth em novo monólogo

Atriz volta ao teatro após temporada dedicada à música e exibe versatilidade

Por Da editoria de Cultura, com assessoria | Edição do dia 02/01/2023 - Matéria atualizada em 02/01/2023 às 16h13

A atriz Roberta Aureliano estreia, nesta quinta-feira (29), o espetáculo ‘Lady Macbeth’, uma livre adaptação do clássico de Shakespeare. O monólogo exibe uma visão mais urbana da tragédia, que se passa nos dias atuais. A adaptação é do jornalista e escritor Maylson Honorato, enquanto a direção é assinada pela dupla. As apresentações ocorrem em Viçosa, no interior de Alagoas, com entrada gratuita. No próximo ano, o espetáculo deve estrear em Maceió.


De acordo com o autor da adaptação, a Lady Macbeth de Roberta Aureliano traz a natureza violenta da personagem, que é uma mulher que se adaptou às características das relações de poder e resolveu conduzir a própria história, ainda que de uma forma não convencional.


“Mesmo vivendo em um período da história onde podemos questionar o fato de as mulheres serem tratadas de maneira diferente dos homens, convivemos com relações de poder e práticas culturais androcêntricas. Mas a peça, na realidade, não fala disso de forma clara. É uma história que nós dois temos muito prazer em contar, uma tragédia que é uma investigação sobre o feio, sobre a atração pelo poder, a ganância, a natureza humana. Essas outras discussões são acessórias à história”, pontua Maylson.


Roberta Aureliano é atriz há quase 25 anos e um dos talentos mais reconhecidos da cena local. Além do trabalho no teatro, a artista é cantora e estava justamente se dedicando a essa outra faceta nos últimos anos. Roberta e Maylson trabalham juntos desde 2008, principalmente com espetáculos pelo interior do Estado e, mais recentemente, com espetáculos da Banda Cazuadinha, projeto infantil criado por Roberta.


“Eu sempre quis interpretar Lady Macbeth, que é uma personagem com muitas camadas na história original. Não imaginava que o contexto fosse esse e, pra falar a verdade, eu adorei. A nossa Lady Macbeth é ainda mais profunda, por assimilar essa história toda no presente”, revela Roberta Aureliano.


A peça entra em cartaz neste final de ano graças ao apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do Governo Federal. As apresentações ocorrem nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, no Centro de Viçosa. No dia 29 haverá duas sessões, a primeira às 16h e a segunda às 20h. No dia 30, a peça será às 19h. Já no dia 31, a apresentação será às 15h.


A atriz ainda conta que o processo de montagem foi também de descobertas. “Passamos os últimos três meses em um processo que nos envolveu, nos fez entrar em uma mente diabólica, maldosa, tentando desvendar os gatilhos de Lady, buscando formatar a história que o Maylson escreveu de um jeito humano e que com certeza fará a plateia se perguntar, refletir sobre confiança, maldade e até política”, adianta Roberta.


A atriz conta que a adaptação deixa de lado o passado medieval da história original, firmando-se no Brasil do presente e em uma maquinação vil para que um político chegasse ao poder.


“Não dê brecha ao inimigo, é o que dizem. Na peça a gente fala precisamente sobre isso, mas mais ainda sobre a oportunidade para o mal florescer. Lady manipula um homem que quer, mais do que tudo, o poder. No entanto, o coitado não esperava que ela, sua esposa, quisesse ainda mais isso, que fosse ainda mais má do que ele e muito mais inteligente e fiel a si própria. Considero interessante acompanhar essa trama, pois abordamos questões super atuais, como notícias falsas, manipulação de informações e política feita sem escrúpulos”, diz Roberta.


“Um verdadeiro suco de Brasil”, completa Maylson. “No mais, vale a pena assistir ao show que Roberta Aureliano dá no palco. Ela é um talento que precisa ser sempre visto e, espero, será visto no próximo ano pelos palcos de Alagoas”, conclui.


A CIA DO AVESSO

A Cia. do Avesso é um grupo teatral fundado em 2009, em Viçosa-AL, com o objetivo de levar à cena teatral local produções originais, com dramaturgia autoral e cercada pelo ser viçosense, alagoano e nordestino. Em seus espetáculos, como em “Os Dragões não Conhecem o Paraíso”, o grupo exibe sua vocação de desafiar e provocar o público, inclusive esteticamente, com histórias que evocam o pensamento crítico e questionamentos transformadores.

Mais matérias
desta edição