Divugação
Designers alagoanas lançam peças feitas com conchas de sururu
Criadoras vêm explorando o material desde 2018 e apresentaram ideia no programa ‘Pequenas Empresas, Grandes Negócios’


As designers e arquitetas Fernanda Ferro e Maísa Cavalcanti lançam a primeira coleção do projeto Cais Design, que utiliza a conchas do sururu, aproveitando toda a qualidade estética do produto, para a confecção de peças de decoração.
“O nosso objetivo é inserir no mercado um material inovador, utilizando como matéria prima principal os resíduos das conchas de mariscos provenientes da cadeia produtiva de sururu e maçunim, no segmento do design de produtos”, explica Maísa Cavalcanti.
As designers vêm explorando esse material desde 2018 e já produzem peças em suas marcas paralelas (joias no Estudio Monteferro e luminárias na Vinco Design). Ao longo desses quatro anos, foram premiadas pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), exibiram seu trabalho no programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da rede Globo e desenvolveram troféus em parceria com o IABS e a Embaixada da Suécia para premiações de mulheres pesquisadoras da área da ciência dos oceanos (através do Prêmio Marta Vannucci 2021 e 2022).
“Neste momento, a Cais Design está completando mais um ciclo, no inicio de 2022 a empresa foi contemplada no edital do Senai Hub (GdH Industria) e agora fechamos essa fase, de muito aprendizado, com o lançamento de três peças, uma luminária, um espelho e uma mesa lateral”, diz a designer Fernanda Ferro. Em 2023 elas darão continuidade a este projeto, já que foram uma das 30 empresas selecionadas pelo programa Startup Nordeste, promovido pelo Sebrae Alagoas.
As peças tem design orgânico, com estrutura metálica feita artesanalmente e as conchas de sururu que protagonizam as superfícies. A inspiração para essa primeira coleção “veio das curvas das conchas e das ondas das águas”, explica Maísa Cavalcanti.
Para obter um material rígido as designers contam que as conchas passam por um processo de limpeza e trituração e recebem em sua composição um aglutinante vegetal.
A aquisição das peças será possível por meio de encomendas a partir de janeiro de 2023, o e-commerce da marca também estará disponível em breve e lá estarão todas as informações e os produtos que a dupla vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos.