DO JACINTINHO PARA O MUNDO
Designer alagoano ganha destaque ao produzir cartazes para Netflix
Veja como começou a carreira de Gabriel Pereira, o adolescente de 16 anos que produz cartazes para séries e filmes da Netflix

Thauane Rodrigues* | 22/04/2023 às 5h24 Matéria atualizada em 24/04/2023 às 15h24

Do Jacintinho para o catálogo da Netflix. Com apenas 16 anos, Gabriel Pereira é mais um novo talento alagoano que já tem sua assinatura gravada nas capas de produções da maior plataforma de streaming do mundo. Autodidata e sonhador, o jovem designer pretende conquistar cada vez mais espaço no mercado.
Com talento nato e muita vontade de fazer acontecer, Gabriel iniciou no universo da arte digital aos 11 anos, como um pré-adolescente curioso, utilizando apenas a tela do celular. A partir dos anos que foram passando, o desejo pelo aperfeiçoamento do design foi crescendo, tanto que foi percebido pelo pai que, logo em seguida, lhe deu de presente um notebook para que fosse possível ele se dedicar ainda mais aos estudos de design e manipulação de imagens.
O jovem revela que começou como todo bom designer, fazendo posts para o instagram e cardápios de restaurantes. Sempre com o incentivo da família, que, mesmo receosa com o sonho de Gabriel, nunca deixou de apoiá-lo. O designer ainda está no ensino médio e conta que deseja se aperfeiçoar no ofício cada vez mais.
“Pretendo continuar adquirindo conhecimento, atualmente faço cursos online, por conta da idade ainda não penso em um curso superior, mas, caso haja a oportunidade e tempo de cursar Design, possivelmente farei”, disse ele.
Filho de Maurilio Marcos e Carla Daniella, amante de séries e filmes diversos, para Gabriel o melhor de todo reconhecimento tem sido o fato de ser motivo de orgulho para sua família.
“Sou um jovem como qualquer outro, tenho muitos sonhos, cometo erros, ainda estou aprendendo e amadurecendo muito, sou filho de duas pessoas incríveis. Meu pai e minha mãe me orientam e sou o que sou graças a eles. Minha família toda tem orgulho de mim e isso é o que eu mais queria, acho que todo filho deseja isso”.
“NÃO QUERO PARAR”

Com suas artes estampando os cartazes das séries “Don’t Blame Me”, “Phantom”, “Glitter”, “El Rey-Vicent Fernández” e os filmes “Mr. Harrigan’s Phone” e “A Vida de Togo”, o designer alagoano conta que seu trabalho chegou até a Netflix e outras produtoras de streaming através de um estúdio argentino.
“Sempre fui fã do trabalho deles, comentava em todo projetos que via deles no Behance, depois eles começaram a curtir meus projetos e me mandaram uma mensagem convidando para fazer trabalho juntos com eles e, assim, comecei a produzir os posters da netflix”, contou.
Buscando sempre se manter inspirado e criativo, Gabriel se espelha em artistas internacionais e nacionais como Jackusephot, Caio Vinicius, Dylan Cole, Hugo Ceneviva e algumas empresas brasileiras de pós-produção e design, como Lightfarm e Platinum fmd.
Morador do bairro do Jacintinho, o designer conta que também busca inspiração na cultura do bairro e do estado de Alagoas, como, por exemplo, o bumba-meu-boi e o coco de roda, que ajudam no processo criativo do artista.
“Assim que recebo o briefing do cliente, pego referências e, depois, começa todo trabalho técnico, ajustando os valores das imagens, depois as cores e no final faço a correção de cores para transmitir mais sentimento e atração visual para a imagem final. É dessa forma que as artes vão surgindo”, contou.
Com todo o sucesso do trabalho, o jovem afirma que está muito orgulhoso de toda a repercussão de suas obras. Através do seu instagram @gabrielpereira.art , o designer compartilha suas artes e a rotina de criação.
“Estou muito feliz e orgulhoso! Meu trabalho tem chegado para mais pessoas, muita gente está sabendo quem eu sou e venho recebendo muitas mensagens de carinho, algumas dizendo que estou inspirando pessoas a continuar estudando e produzindo seus trabalhos”.
*Sob supervisão da editoria de Cultura