Jazz Panorama ao Vivo celebra o Dia Internacional do Jazz
Data será comemorada com homenagem a Miles Davis nos palcos de Maceió e Arapiraca
Por Thauane Rodrigues* | Edição do dia 26/04/2023 - Matéria atualizada em 26/04/2023 às 14h52
Para festejar em grande estilo o Dia Internacional do Jazz, os palcos da capital alagoana e de Arapiraca irão receber uma edição especial do projeto Jazz Panorama ao Vivo. Em Arapiraca, o show será no dia 29 de abril, a partir das 20h, no Pub Treze. Já em Maceió, o espetáculo é no dia 02 de maio, no Teatro Deodoro, também às 20h.
Há seis anos, o Jazz Panorama Ao Vivo representa Alagoas no International Jazz Day, promovido em conjunto pela organização cultural da ONU, a Unesco, e o Herbie Hancock Institute of Jazz. A iniciativa celebra a união e a paz entre os povos do mundo através da música, com eventos simultâneos em 195 países.
Félix Baigon conta que fazer acontecer o projeto em Alagoas é sempre uma grande luta, seja em busca de patrocínios ou espaços. Mas felizmente, sempre dá certo. “Espero que, futuramente, as autoridades e o empresariado prestem mais atenção na importância de eventos como este, que enaltecem o nome de Alagoas”.
Para a comemoração, o Club do Jazz Maceió levará para os palcos o espetáculo “Kind of Blue”, com as músicas do álbum fundamental de Miles Davis, considerado por muitos especialistas como o mais importante disco da história do Jazz.
Em Maceió, além do show principal, o público poderá conferir o show especial “Brasilidades”, que terá o Clube do Jazz Maceió recebendo Wellington Pinheiro Trio, formado por Pinheiro no bandolim, Wilbert Fialho no violão e Mikla Valtari na percussão, além das participações da cantora Llari Gleiss, Natan Oliveira no trompete, Rony Ferreira no trombone e Dinho Zampier no Teclado.
As músicas dos shows passaram pela curadoria de Félix Baigon, Léo Villanova e do jazzófilo Juan Maurer, criador do programa Jazz Panorama, que há mais de 30 anos formou e cativou o público admirador do jazz através do rádio. Estarão no palco Almir Medeiros no sax alto, Everaldo Borges no sax tenor, Beto Ferreira no trompete, Robson Cavalcante no teclado, Allysson Paz na bateria e Felix Baigon no contrabaixo.
“Vamos tocar o álbum de Miles Davis na íntegra, o disco mais vendido do mercado, será uma reapresentação do espetáculo. E o show ‘Brasilidades’ será de muita música brasileira de alta qualidade, com certeza o público irá adorar”, disse Félix Baigon.
Já em Arapiraca, que estará recebendo as comemorações do Dia Internacional do Jazz pela segunda vez, o público, além de aproveitar o show do Jazz Panorama Ao Vivo, também poderá curtir o som da banda arapiraquense Casa do Mato.
Uma novidade é que o nome do jazz alagoano também será levado para Recife. O Clube do Jazz de Maceió foi convidado para fazer parte das comemorações do Dia Internacional do Jazz pelos organizadores recifenses. A apresentação acontecerá no dia 29 de abril, no Shopping Rio Mar.
Para Felix Baigon é de grande felicidade ver o evento ganhar novas proporções e, principalmente, poder levar o nome do jazz alagoano para trilhar novos rumos.
“É uma honra ver novas portas se abrindo e seguir fazendo muita música pela estrada. Nossas expectativas são as melhores possíveis sempre”.
*Sob supervisão da editoria de Cultura