loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 28/04/2025 | Ano | Nº 5954
Maceió, AL
32° Tempo
Home > Caderno B

UMA VIDA NA MEDICINA

História do médico alagoano Milton Hênio vira filme

Com exibições gratuitas nos cinemas de Maceió, o documentário estreia neste sábado (6)

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem História do médico alagoano Milton Hênio vira filme
| Foto: Reprodução

No coração e na memória de Alagoas, o médico Milton Hênio Netto de Gouveia é visto como um homem que dedicou a vida a cuidar das pessoas. Em 60 anos de Medicina, o pediatra realizou mais de 200 mil atendimentos, tornando-se parte dessas milhares de famílias, que repercutem até hoje a simplicidade e a humanidade desse grande alagoano. Essa história de amor e cuidado virou filme. E o documentário “Uma Vida na Medicina - Dr. Milton Hênio” estreia neste sábado, 6 de maio, em Maceió, nos cinemas Cinesystem (Parque Shopping), Kinoplex (Maceió Shopping) e Centerplex (Shopping Pátio), às 10h. As sessões ocorrem simultaneamente e a entrada é gratuita.

A produção assinada pelo Instituto Arnon de Mello (IAM) e pela Organização Arnon de Mello (OAM) traz um registro singular das contribuições do médico para a sociedade alagoana e a pediatria brasileira.

O filme tem apoio cultural do Governo de Alagoas e patrocínio das empresas: Carajás, Cesmac, Cetea, Clínica Afeto Maceió, Clínica Eleganza Derma, Instituto de Olhos de Maceió (IOM), Prevenir Vacinas, Suco Prat’s Maceió, Taboada Incorporadora e Tiago Calheiros Veículos.

“Eu vi a dor das crianças sofrendo, doentes, mas vi também o sorriso delas no alívio da cura. Senti o abraço de gratidão de tantos pequenos”. Foi assim que o Dr. Milton Hênio resumiu sua trajetória na medicina pediátrica. Para ele, desempenhar o ofício com amor, fé e alegria fez com que a trajetória, apesar das dificuldades, fosse repleta de afeto e gratidão.

O médico entrou na Faculdade de Medicina de Alagoas em 1957, concluindo o curso em 1962. Ele trabalhou no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, em clínicas e hospitais de Maceió.

Milton Hênio é membro de diversas entidades nacionais e locais, como a Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Medicina de Alagoas, Academia Alagoana de Medicina, Academia Alagoana de Letras, Sociedade Brasileira de Médicos e Academia Brasileira de Médicos Escritores.

Exatamente hoje, Dr. Milton Hênio completa 86 anos de idade. Apesar de estar aposentado da medicina, continua se dedicando a escrever e a compartilhar seus conhecimentos. O médico é conselheiro estratégico da OAM e contribui, há 40 anos, com a difusão dos cuidados com as crianças por meio de artigos publicados na Gazeta de Alagoas e participações na TV Gazeta e na Rádio Gazeta.

Para o presidente do Instituto Arnon de Mello, Fernando James, o pediatra é um verdadeiro patrimônio dos alagoanos, com um legado que merece ser conhecido e celebrado.

“A ideia de fazer o documentário foi uma forma de a Organização Arnon de Mello homenagear esse grande pediatra, que fez de suas décadas dedicadas à medicina um meio de levar às pessoas o seu jeito humanista. O seu tratamento único com os pequenos fez do Dr. Milton Hênio um dos maiores pediatras do Brasil”, defende Fernando James.

“São números impressionantes. 60 anos de medicina, 40 anos na Organização Arnon de Mello, 1.200 afilhados, 200 mil atendimentos, inúmeras vidas salvas. Esses números dizem por si só quem é o Dr. Milton Hênio. É uma homenagem que a OAM está fazendo, mas que toda a sociedade alagoana gostaria de fazer também”, completa.

RECONHECIMENTO

Na internet, a divulgação do teaser do documentário contou com comentários entusiasmados de alagoanos que reconhecem o legado do Dr. Milton, como é chamado com carinho. Em centenas de postagens, ex-pacientes relembram a carreira do médico e contam histórias sobre sua atuação exemplar - no consultório e na vida.

“Que coisa linda. Que homem sábio! Que profissional dedicado e comprometido com a pediatria! Me emocionei. Foi meu pediatra. Minha mãe saía comigo, eu bebê, de Palmeira dos Índios, só para vir para Maceió, para uma consulta com ele. Minha mãe só confiava nas mãos abençoadas dele. Gratidão por tudo e por tanto, Dr. Milton Hênio! Que Deus o abençoe grandemente sempre”, comentou Tatiana Belarmino.

“Dr. Milton Hênio salvou a vida de minha filha, quando nenhum pediatra que consultei descobriu um escleroderma. Minha filha poderia ter morrido. Eu amo e sou muito grata a ele. Merecida homenagem. Não vou perder por nada esse momento!”, relatou outra seguidora do portal Gazetaweb.com no Instagram.

“Médico de tantas gerações de alagoanos. Eu fui um desses 200 mil pacientes e tive a sorte de também levar a minha filha para ser atendida por ele. Pessoas como o Dr. Milton Hênio deveriam ser eternas. Justa homenagem”, destacou outro internauta.

“Será lembrado para sempre. Minha mãe me levou nele e eu levei minha filha. Nenhum médico passou tanta confiança para nós, ainda mais quando se trata do que temos de mais precioso, que são os nossos filhos. Hoje minha filha quer cursar medicina. Espero que seja ao menos um terço do médico que é o Dr. Milton. Parabéns!”, ressaltou a internauta identificada como Varinha.

Relacionadas