app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Caderno B

Promovido pelo Canal Bang! evento celebra os 30 anos de Mortal Kombat

Comemoração das três décadas da franquia que revolucionou os jogos eletrônicos acontece de forma gratuita em shopping de Maceió

Por Maylson Honorato e Thauane Rodrigues | Edição do dia 27/05/2023 - Matéria atualizada em 29/05/2023 às 15h06

 

Foto: : Cortesia
  

De repente, ainda quando os games não eram levados tão a sério, nos anos 1990, um jogo eletrônico virou tema de debates acalorados no Congresso, antes de se tornar um fenômeno cultural que transcendeu os consoles. Trata-se de Mortal Kombat, franquia que revolucionou a indústria dos games e, até hoje, faz a cabeça de uma legião de fãs. Neste sábado (30), a partir das 15h, um evento gratuito no Maceió Shopping vai celebrar os 30 anos desse marco da cultura pop e deve reunir os amantes de MK e do mundo geek.


O evento é uma realização do Canal Bang!, com apoio do portal Gazetaweb.com e da TV Mar (canal 525 da NET-Claro). Monique Machado, Maiani Ramos e Thales Hill, apresentadores do canal, comandam o evento, que será recheado de atrações, como painéis, concursos de cosplay e até um torneio do game.


O influenciador Smzinho, um dos destaques alagoanos nas plataformas Twitch e YouTube, participa de um dos painéis do evento, revisitando a trajetória do jogo, lançamento a lançamento.


Além dele, também participam os streamers Taz, do canal Arretados Geek, e Edmilson Sá, do canal Ed News e Cultura Pop, que falarão sobre as adaptações do jogo para o cinema.


A cereja desse bolo sangrento é o torneio de Mortal Kombat. A grande final será exibida no painel principal do evento. As premiações vão de headsets até um retroGame.


FATALITY


Mortal Kombat está longe de ser um assunto banal e continua no centro de polêmicas que seguem atuais. O game é conhecido por sua violência gráfica e consiste em uma intensa luta de três rounds, onde os personagens se enfrentam até a morte - marcada por uma finalização épica, com sangue jorrando na tela.


Agora imagine isso em 1992.


Pois é, não deu outra. A repercussão foi tão grande que o Congresso dos Estados Unidos convocou audiências públicas para debater o assunto, mobilizando os noticiários de todo o mundo, inclusive no Brasil.


Pais de crianças e jovens, assim como legisladores, temiam que o conteúdo violento impactasse negativamente o público. No entanto, o game não era direcionado para as crianças e surgiu justamente para mostrar que videogame também era coisa de adulto.


O gamer alagoano Alan Martins tem exatamente a idade da franquia, 31 anos, e conta que começou a jogar com o pai, no começo da adolescência.


“Hoje, como trabalho com jogos eletrônicos, sei que essa questão de incentivar violência é um assunto superado, inclusive por especialistas no assunto. Não tem nada a ver. Eu tenho memórias boas relacionadas à franquia, com momentos incríveis que vivi ao lado do meu pai, que nos deixou recentemente. Foi ele que me incentivou a amar os games e jogava comigo, mesmo na terceira idade. Jogos são para todos e todas”, garante Bruno.


“E Mortal Kombat, cara, foi um divisor de águas, sabe. Ele fez com que tivesse uma classificação indicativa para os jogos e continua influenciando a indústria até hoje. Você não vai se aventurar no mundo dos jogos sem passar por algo que foi impactado pelo MK”, finaliza o gamer, que trabalha como desenvolvedor de jogos.


De acordo com o apresentador do Canal Bang! e um dos organizadores do evento, Thales Hill, se hoje jogos com temáticas mais adultas existem é por conta de Mortal Kombat. Todo o mercado gamer entende a grandeza da franquia.


“É, sem dúvida alguma, um dos maiores jogos de luta. Eu era um moleque quando comecei a jogar ainda no fliperama e jogo até hoje. O Canal Bang! sempre faz eventos nos shoppings referentes ao universo geek e a gente não poderia deixar passar os 30 anos de MK. Esse é nosso primeiro evento sobre um game e também o primeiro torneio de Mortal Kombat em Maceió”, comemora Thales Hill.


Fã do jogo e uma das presenças confirmadas no evento, Ana Júlia revela que a expectativa é viver com intensidade a reunião de fãs, pois o jogo também faz parte da sua vida desde a infância.


“Meu amor pelo jogo surgiu quando eu ainda era criança, eu ia junto com meu irmão para o fliperama jogar e acabei me apaixonando. Sem dúvida nenhuma, a franquia MK é muito importante para o universo gamer. Ele abriu caminho para milhares de outros jogos, mostrando que existem jovens e adultos que apreciam jogos de videogame, além de proporcionar uma grande nostalgia para aqueles que o acompanham desde o início”, diz ela.


Ana Júlia ainda ressalta a importância de eventos que unem a comunidade geek, gamer e otaku, proporcionando diversos momentos de interação, diversão e aprendizado sobre esse universo.


“Cada evento do Bang proporciona uma experiência nova, mostrando paixão por cada um dos temas abordados e possuem uma equipe sensacional que está sempre empenhada para proporcionar tudo isso e, claro, mostrando sempre que não importa o tema, é sempre para todas as idades”.

Mais matérias
desta edição