Estreia de filme celebra Dia do Cinema Brasileiro e enaltece a cultura
"Progresso", de Eloy Gonzáles, põe costumes anacrônicos para conversarem e encerra trilogia do diretor argentino, radicado em Alagoas há 16 anos
Por Thauane Rodrigues* | Edição do dia 17/06/2023 - Matéria atualizada em 19/06/2023 às 14h41
Celebrando o Dia do Cinema Brasileiro, comemorado no dia 19 de junho, o diretor e produtor de cinema e teatro argentino, radicado em Alagoas, Eloy González, estreia seu novo filme, “Progresso”. A obra cinematográfica foi gravada inteiramente no município de Barra de Santo Antônio e tem como maior objetivo valorizar o turismo e a cultura locais.
Fazendo honra ao cinema de guerrilha, surgido na década de 1960, o filme traz cenários naturais e atores locais. Realizando uma reflexão sobre o passado e o presente da cidade, “Progresso” encerra uma trilogia criada por Eloy González.
“O filme Progresso representa um importante documento sobre a transformação cultural, turística e social de Barra de Santo Antônio através da chegada de um hotel faraônico na cidade, essa transformação vem de mãos dadas a uma estrutura que acompanha, de um jeito mais social e mais inclusivo, o crescimento local. O filme é uma reflexão sobre o passado e o presente. É a prova vivente de diferentes culturas que emergem, modos de ver a vida”, contou ele.
Abordando o atual crescimento social, cultural e turístico da Barra de Santo Antônio, o filme conta com a atuação cultural de figuras das quadrilhas juninas e do trap, visando inspirar a convivência das novas gerações com a passada para garantir a sobrevivência das tradições locais.
“A ideia do filme chegou com dois acontecimentos importantes, uma na cidade e outra na minha vida. A primeira foi a chegada do grande investimento do Hotel Vila Galé e a outra minha função como subsecretário na secretaria de cultura. Depois de chegar da Argentina, há mais de 16 anos, e me radicar aqui, sendo cineasta e roteirista e tendo uma visão mais focada no artístico, pensei que era um bom momento de fechar um ciclo com esse filme. Meu terceiro filme na Barra de Santo Antônio depois de Diamantis e de Ilha da Crôa, paraíso perdido”.
Além disso, o trabalho é uma homenagem ao Grego Capitão Nikolas, primer gran investidor da cidade, além de ser um dos atores principais do filme “Diamantis”, que faz parte da trilogia . Capitão Nikolas faleceu no ano de 2021, tornando-se uma lenda do local.
Na trilogia dos trabalhos do diretor de cinema e produtor Eloy González, que foram realizados na Barra de Santo Antônio entre os anos 2013 e 2023, os filmes com diversos enredos têm em comum a paisagem e a cultura desta porção de terra do Estado de Alagoas, que apaixona turistas e visitantes de todo o mundo.
De acordo com o diretor do filme, o público irá mergulhar sobre o passado e presente de diferentes expressões culturais que se cruzam entre si para refletir sobre a convivência. “É uma proposta diferente que vai gerar debates em todo sentido, políticos, culturais e turísticos e também sobre que tipo de progresso a gente quer. Além de ter uma poética muito singular é um filme que a população vai abraçar com muito carinho, já que é a vida mesma e a realidade do povo da barra que está sendo transformada em um filme. Acredito que os moradores da cidade falarão 'é o filme mais barrense que tem'”.
O trailer do filme está disponível no canal da Coloboma Films e também no site: www.colobomafilms.com. O lançamento, que ocorre neste domingo, é aberto ao público, na Barra de Santo Antônio.