Cenário
Saneamento: Gazeta Summit Água traz estudo inédito feito pelo Trata Brasil a pedido da OAM
Evento será realizado no dia 24 deste mês e vai reunir os maiores especialistas no assunto


O Gazeta Summit Água, marcado para o dia 24 deste mês, trará um estudo exclusivo encomendado pela Organização Arnon de Mello (OAM) e produzido pelo Trata Brasil sobre o cenário do saneamento em Alagoas.
O evento acontecerá no Centro de Convenções de Maceió durante a semana do Dia Mundial da Água. O diagnóstico tem como objetivo mostrar o que foi alcançado no Estado entre os anos de 2005 e 2022, bem como previsões de como será esse cenário até 2040.
Chamado “Benefícios Econômicos do Saneamento em Alagoas”, o material apresenta como a universalização do saneamento básico afeta positivamente a vida da população e a economia de Alagoas. Entre os temas, estão avanços em saúde, produtividade no trabalho, valorização imobiliária, aumento do turismo e outros impactos positivos. As inscrições começaram neste sábado (15) e podem ser realizadas diretamente no www.gazetaweb.com
“Esse estudo é fundamental para entendermos o verdadeiro impacto do saneamento em Alagoas. Ao revelar os benefícios econômicos e sociais tangíveis da universalização, a pesquisa reforça a importância do investimento no setor e oferece um guia para tomadas de decisão mais assertivas e estratégicas. Esperamos que este estudo inspire ações concretas, impulsionando a expansão da infraestrutura de saneamento básico no estado”, comenta Luana Pretto, presidente Executiva do Trata Brasil.
O conteúdo do estudo será divulgado em reportagens especiais, divididas em duas edições da Gazeta de Alagoas, nos dias 5 e 12 de abril.
PALESTRAS
O primeiro painel do Gazeta Summit Água será justamente a apresentação do estudo sobre os benefícios da expansão do saneamento em Alagoas. Luana Pretto e o pesquisador do Instituto Trata Brasil Fernando Garcia de Freitas serão os responsáveis por analisar, ponto a ponto, os aspectos que permeiam o cenário alagoano.
Em seguida, o painel “O Desafio da Universalização do Saneamento no Contexto do Marco Regulatório” terá a participação de diversos nomes importantes no setor hídrico. Estarão presentes no debate o secretário de Estado de Governo, Vitor pereira; o diretor-presidente da BRK-Alagoas, Herbert Dantas; o diretor-presidente da Verde Alagoas, Verde Alagoas; o diretor da Sanama, Rondinaldo Lima; o presidente da Casal, Luiz Cavalcante Peixoto Neto; a presidente da Arsal, Camila Ferraz; o presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), Marcelo Beltrão; e o superintendente de Regulação de Saneamento Básico da AMA, Alexandre Anderaos.
O diretor de Negócio do BNB, Luiz Abel Amorim de Andrade, fará a palestra final do evento, com o tema “Desburocratização e acesso facilitado a recursos para universalizar o saneamento”.