loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 15/03/2025 | Ano | Nº 5923
Maceió, AL
27° Tempo
Home > Caderno B

Infância

Alagoas é o estado com menor índice de desnutrição infantil do Nordeste

Estado alcança a 9ª posição nacional, impulsionado por creches do Cria e programas de assistência

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Alagoas se destacou no cenário nacional ao registrar o menor índice de desnutrição infantil do Nordeste e alcançar a 9ª posição entre os estados brasileiros. O avanço, revelado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com base em dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) do Ministério da Saúde, reflete o impacto das políticas públicas voltadas para a primeira infância e a segurança alimentar.

O combate à desnutrição infantil ocorre por meio da oferta de alimentação balanceada nas creches do programa Cria, distribuídas por todo o estado, e pelo Cartão Cria, que concede auxílio financeiro a famílias em situação de vulnerabilidade. Com 73 creches já em funcionamento e outras 127 previstas, o governo alagoano ampliou a distribuição de refeições diárias para crianças de até 5 anos.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS CRECHES

As unidades do Cria oferecem pelo menos duas refeições diárias para crianças em meio período e cinco para aquelas em período integral. O cardápio, elaborado por nutricionistas e atualizado a cada dois meses, assegura equilíbrio nutricional e diversidade alimentar.

“Além da oferta de alimentação, acompanhamos casos de seletividade alimentar no ambiente escolar, promovendo educação alimentar para crianças e famílias”, explica Raquel Vasconcelos, nutricionista da Secretaria de Estado da Educação.

CARTÃO CRIA E COMBATE À FOME

O Cartão Cria beneficia gestantes e mães com crianças de até 6 anos, garantindo um auxílio mensal de R$ 150 para a compra de alimentos. Desde 2020, o programa já alcançou 187 mil alagoanos, com um investimento de R$ 134 milhões apenas em 2024.

“A segurança alimentar das nossas crianças tem sido uma prioridade, e o Cartão Cria permite que as famílias tenham condições de garantir uma alimentação saudável”, afirma Caroline Leite, secretária de Estado da Primeira Infância.

Além do Cria, o programa Alagoas Sem Fome fortalece a assistência alimentar com arrecadação e distribuição de alimentos não perecíveis. Desde dezembro de 2023, já foram entregues 51,6 toneladas de mantimentos para instituições cadastradas no Nota Fiscal Cidadã.

Os avanços de Alagoas no combate à desnutrição foram reconhecidos no Ranking de Competitividade do CLP, que apontou o estado como um exemplo de gestão pública eficiente.

“Essa conquista é resultado de políticas estruturadas e investimentos contínuos na primeira infância e segurança alimentar”, destaca Paula Dantas, coordenadora-geral do programa Alagoas Sem Fome.

Com a ampliação das creches e o fortalecimento dos programas de assistência alimentar, Alagoas se consolida como referência nacional no combate à desnutrição infantil e na promoção da qualidade de vida para crianças e famílias.

Relacionadas