NOVO IMORTAL
Academia Brasileira de Letras abre inscrições para vaga que era de Cacá Diegues
Alagoano fundador do Cinema Novo morreu aos 84 anos no começo de fevereiro; eleição será em abril


A Academia Brasileira de Letras (ABL) abriu no dia 13 de março as inscrições para a vaga da cadeira número 7 da instituição, antes ocupada pelo cineasta alagoano Cacá Diegues, que morreu aos 84 anos, no início de fevereiro.
Agora, os candidatos têm até o dia 27 de março para se inscreverem. Terminado esse prazo, eles terão mais 30 dias para campanha. As inscrições são feitas através de carta para a ABL. A eleição para definir o novo membro está marcada para 30 de abril.
Ao longo de sua carreira, Diegues fundou o movimento ‘Cinema Novo’ e fez mais de 20 filmes, como Xica da Silva (1976) e Deus é Brasileiro (2003).
Entre os nomes ventilados estão a médica Margareth Dalcolmo, o produtor e escritor Nelson Motta, a jornalista Miriam Leitão, o músico e ensaísta José Miguel Wisnik, o compositor Caetano Veloso e o jornalista e escritor Tom Farias. Não há favoritos até o momento.
Benquista na casa presidida por Merval Pereira, seu companheiro de Grupo Globo, a jornalista Míriam Leitão surge como uma possibilidade “muito interessante”, segundo um dos acadêmicos ouvidos por uma reportagem da Folha de S. Paulo.
Marido de Míriam, o cientista político Sérgio Abranches também tem bom trânsito na ABL, onde costuma dar palestras, e é outro nome a ser considerado. A expectativa entre os imortais é que um dos dois se candidate.
No final do mês passado, a jornalista disse que se sentia honrada de ter sido lembrada. “Quem não se sentiria? A Academia é uma grande instituição. Mas sinceramente, é tudo prematuro. Nesse momento a ABL está em recesso acadêmico, e a vaga só será considerada aberta em março”. Sobre o marido, Miriam o descreve como “um grande intelectual e um grande pensador do Brasil”. E termina assim sua mensagem: “Vamos ver como as coisas evoluem”.