EDITORA MATRIZ
Editora 'com sotaque alagoano' estreia com lançamento de 25 livros nesta semana
Obras são voltadas para o público infanto-juvenil e valorizam autores locais e histórias do imaginário popular de Alagoas


Narrativas com sotaque alagoano, ilustrações com as nossas características, histórias que convidam para um refrescante mergulho no imaginário local. É nessa criatividade que sobra em Alagoas que a Editora Matriz está de olho - de acordo com o trio de sócios que assina a mais nova empresa do mercado editorial do estado. Sediada em Maceió, a casa literária é especializada em publicações direcionadas para crianças e adolescentes. A estreia será marcada pelo lançamento de 25 livros assinados por 21 autores e nove ilustradores. A noite de autógrafos será na próxima terça-feira (18), a partir das 18h30, no Espaço Armazém. O evento é gratuito, mas é necessário incluir o nome na lista virtual de convidados, disponível no site www.editoramatriz.com.br.
Quem está por trás do empreendimento é a publisher e jornalista Patrycia Monteiro Rizzotto, o executivo Henrique Ferrari e o designer gráfico Fernando Rizzotto. De acordo com Monteiro, os amigos alimentavam há anos o sonho de investir em uma editora, mas não de qualquer jeito. Era preciso que a marca fosse estruturada para dar vazão aos talentos locais e contribuir para a formação de novos leitores.
“Queremos despertar o prazer da leitura, além do sentimento de orgulho e pertencimento no nosso público-alvo. Sabemos que os desafios são grandes, pois as telas são atrativas e ocupam muito tempo livre do cotidiano da garotada, mas convocamos um time de peso para nos ajudar nessa nobre missão”, afirma Patrycia.

A primeira aposta da Editora Matriz é a coleção “Caralâmpia”, que explora histórias baseadas no folclore alagoano e ambientadas em locais como a Serra da Barriga, a Lagoa Mundaú, a Ponta Verde, o Jacintinho e no Sertão de Alagoas. Destaca-se também o olhar sensível para as lendas locais e personagens como o Mutum de Alagoas, que ganha uma história exclusiva que tem tudo para despertar o interesse do público infanto-juvenil. A coleção tem obras para crianças de 6 a 10 anos, e outras para crianças de 4 e 5 anos.
Novo selo editorial também se destaca pelo capricho e pela riqueza de detalhes das publicações, atingindo um nível comparável ao das principais casas editoriais do mercado nacional.
Além da curadoria de grandes autores alagoanos (que vão de nomes como o saudoso Lêdo Ivo a Fernando Fiuza, de Vera Romariz a Benedito Ramos, entre outros), a editora também buscou dar destaque às ilustrações assinadas por artistas alagoanos como Pedro Lucena, Daniel Aubert, Cristiano Suarez, Chris K, Bruno Clériston, Dante Martins, Gabriel Oliveira, Mario Alencar, entre outros.

“Nosso elenco de autores e ilustradores reflete a diversidade cultural alagoana. Temos dois clássicos infantis de autoria de Lêdo Ivo — A História da Tartaruga e O Rato da Sacristia —, além de veteranos que, pela primeira vez, estão publicando obras para crianças; são eles os imortais da Academia Alagoana de Letras Vera Romariz, com O Chicote Manuel, e Benedito Ramos, com O Grapiúna e a Mãe-d’Água. Além do poeta Fernando Fiúza, com Um Natal Diferente, e do multiartista Chico de Assis, com As Aventuras de Liminha e Zumbinho”, enumera Patrycia.
A noite de lançamento será marcada pela presença dos autores e ilustradores. Na ala feminina, estarão presentes as professoras e historiadoras Ana Claudia Aymoré (Farol do mar, farol da terra) e Luana Teixeira (A minhoca Xinoca e a preguiça gigante); as jornalistas Maryana Damasceno (Guejo, o caranguejo e O Sertão iluminado), Natália Agra (O pequeno guerreiro) e Patrycia Monteiro Rizzotto (Pauxi, o mutum tímido e Salve os bichinhos da Mata Atlântica); a produtora cultural Carol Almeida (A lenda da mulher da capa preta); as educadoras Lílian Ferrari (A cobra Zizi e o sapo Lelé e Nuvens dos sonhos), Fernanda Lima (O coração perdido de Bia) e Luciene Albuquerque (O menino que tinha medo de trovão). Na ala masculina, haverá os multiartistas Guilherme de Miranda Ramos (A menina e as pipas de papel) e Nivaldo Vasconcelos (Fulozinha e a Encantada); o cordelista Cícero Manoel (O menino Jorge na Serra da Barriga); o cantor e compositor Janu (Ebe e o véu do chapéu); o advogado e escritor João Victor Regis (Bumbá, o boizinho que adorava dançar) e o arquiteto e escritor Tiago Amaral (Filha da Lagoa).

“Será uma noite mágica, repleta de boa música para celebrar o que há de melhor em Alagoas: sua arte, suas tradições e o seu povo”, afirma Patrycia Monteiro Rizzotto, reforçando que, na noite de estreia, todos os títulos da Editora Matriz poderão ser adquiridos com descontos especiais.
Para saber mais sobre a editora e garantir seu lugar no evento de lançamento, basta acessar o site da Matriz (www.editoramatriz.com.br) ou seguir a empresa nas redes sociais: @editoramatriz.