loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 27/03/2025 | Ano | Nº 5932
Maceió, AL
31° Tempo
Home > Caderno B

Música autoral

Banda Quarto Vazio lança projeto para valorizar artistas independentes de Alagoas

Chamada de ‘Passatempo’, iniciativa conta com shows gratuitos e espaço para trocas culturais

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Evento promove intercâmbio entre artistas locais e acontece em Arapiraca e Maceió nos dias 29 e 30 de março
Evento promove intercâmbio entre artistas locais e acontece em Arapiraca e Maceió nos dias 29 e 30 de março | Foto: Divulgação

Em busca de mais força para a cena musical independente em Alagoas, a banda Quarto Vazio lança o projeto Passatempo, uma iniciativa voltada para a valorização de artistas locais e a ampliação de espaços de divulgação gratuita para a música autoral. O evento acontece nos dias 29 e 30 de março de 2025, respectivamente em Arapiraca e Maceió, com entrada gratuita.

No dia 29, o palco do Pub Treze, em Arapiraca, recebe bandas e músicos da região, promovendo uma troca entre diferentes sonoridades do Agreste alagoano. Já no dia 30, o encerramento acontece no Rex Jazz Bar, em Maceió, reunindo artistas de diversas partes do estado e consolidando um intercâmbio cultural entre municípios.

A iniciativa nasce da experiência adquirida pela Quarto Vazio durante sua turnê de 2024, que percorreu diversas capitais do Nordeste e Sudeste. A vivência nas estradas reafirmou a importância das redes de apoio para a música independente e inspirou a criação do Passatempo, como forma de devolver à cena local um espaço de fortalecimento e visibilidade.

Realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do governo federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc), o projeto é operacionalizado pelo governo de Alagoas através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

“É fundamental incentivar iniciativas como o Passatempo, que não apenas fortalecem a cena musical alagoana, mas também garantem espaços de troca entre artistas e o público. A descentralização da cultura é um compromisso do Governo de Alagoas e do governador Paulo Dantas, e essa iniciativa reforça nosso compromisso em promover oportunidades para os talentos locais”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

Com essa primeira edição, o Passatempo se propõe a ser, além de uma banda, uma nova plataforma para o fortalecimento da música autoral em Alagoas, reafirmando o potencial criativo da cena local e promovendo conexões que podem ampliar o alcance dos artistas independentes no estado, de acordo com a organização.

Relacionadas