loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 01/04/2025 | Ano | Nº 5935
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Caderno B

INCENTIVO

Iphan lança site que orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

Página facilita acesso de municípios aos recursos da Política Nacional Aldir Blanc para projetos culturais

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Iphan lança página para orientar sobre uso da Política Nacional Aldir Blanc
Iphan lança página para orientar sobre uso da Política Nacional Aldir Blanc | Foto: Divulgação

Criada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para centralizar informações e orientações sobre como usar a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) para a preservação, salvaguarda e fomento do Patrimônio Cultural Brasileiro, a página “Aldir Blanc Patrimônio” já está no ar e pode ser consultada por gestores públicos, servidores, organizações da sociedade civil e demais interessados em promover o patrimônio nacional em seus municípios e estados. No portal, há um espaço especial que facilita e incentiva a implementação de projetos culturais em diversas regiões do País.

A página explica em detalhes como incluir ações e projetos relacionados ao patrimônio cultural nos Planos de Ação e nos Planos de Aplicação Anual de Recursos (PAAR) dos entes federativos. Também permite a consulta de toda a documentação legal necessária (legislação, pareceres jurídicos, resoluções e comunicados), materiais de orientação (guias práticos, tutoriais, cartilhas e manuais) e modelos de editais e termos de referência a serem aplicados para diferentes objetivos (gestão, fomento, salvaguarda, etc.)

Outro importante recurso à disposição na página é um mapa interativo que mostra todos os bens culturais protegidos pelo Iphan no País, para ajudar os gestores a identificarem os objetos de suas ações. Nesta consulta, existe um filtro que permite escolher a unidade federativa, o município e o tipo de patrimônio (material, imaterial, arqueológico ou ferroviário). Como resultado, é possível saber a quantidade e os tipos de bens existentes em cada estado ou município, assim como os modelos de editais que se aplicariam a eles, entre outras informações.

“Com esse lançamento, o Iphan reforça o compromisso com a valorização e a preservação do rico e diverso patrimônio cultural do Brasil, oferecendo ferramentas e dados essenciais para que os agentes culturais possam desenvolver e executar projetos que contribuam para a manutenção e promoção das suas identidades locais e da nossa identidade como brasileiros”, afirma o presidente do Instituto, Leandro Grass.

A PNAB

A Política Nacional Aldir Blanc é uma iniciativa do Governo Federal pensada para apoiar o setor cultural de forma contínua e estruturar o sistema federativo de financiamento à Cultura, mediante repasses de recursos pela União aos estados, municípios e Distrito Federal. São previstos mais de R$ 3 bilhões em fomento.

Relacionadas