loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 03/04/2025 | Ano | Nº 5937
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Caderno B

CULTURA

Ilustrador alagoano transforma o cotidiano de Maceió em obra de arte

Trabalho de Nycollas Constantino, desenvolvido por meio da Lei Paulo Gustavo, encanta pela valorização do simples e pela riqueza de detalhes

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Ilustrador alagoano transforma o cotidiano de Maceió em obra de arte
| Foto: Reprodução

As paisagens e cenas do cotidiano de Maceió se transformaram em obra de arte nas mãos do ilustrador alagoano Nycollas Constantino. Com uma olhar apurado e um colorido todo especial, ele desenvolveu uma coleção de cartões postais que integram a coleção “Maceió Ilustrada” e que foram produzidos a partir de recurso viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

Indo na contramão do uso da inteligência artificial, onde as pessoas têm submetido suas imagens para que elas sejam transformadas em animação, Nycollas colocou a mão na massa e trouxe um olhar todo especial sobre locais bastante conhecidos da capital alagoana, como o Farol da Ponta Verde, a Rua das Árvores, O Museu Palácio Floriano Peixoto, a Praia da Sereia e o bairro de Jaraguá. Um misto de arte, nostalgia e valorização do cotidiano maceioense. No total, foram 32 cartões postais ilustrados pelo artista.

Nycollas Constantino explica que a ideia do "Maceió Ilustrada" surgiu há alguns anos, a partir do desejo de retratar a cidade através de suas ilustrações. “Queria retratar a cidade, principalmente os lugares corriqueiros, mas faltava tempo. Trabalhar com arte nem sempre é fazer o que quer. Quando surgiu a oportunidade através do edital, vi que a ideia se encaixava nele e decidi me inscrever para finalmente trazer esse projeto ao mundo”, conta o artista.

Imagem ilustrativa da imagem Ilustrador alagoano transforma o cotidiano de Maceió em obra de arte
| Foto: Reprodução

Com um olhar lúdico sobre o cotidiano, o ilustrador buscou capturar detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos. “Na correria, passamos por tantos locais sem prestar atenção nos detalhes. Eu gosto de detalhes, eles moldam a paisagem: a fiação nos postes, o trânsito, as pessoas circulando, a poeira, a luz, as sombras. Eles ajudam a contar uma história, sabe?”, reflete.

A seleção dos locais ilustrados seguiu um critério baseado na memória popular. “O critério foi por relevância na memória popular, locais frequentados pelo povo e não apenas pelos turistas, mas ao mesmo tempo sem excluir esses locais”, explica.

Sobre a identidade visual do projeto, Nycollas define como "lúdico, corriqueiro, locais reais e nostálgicos". Ele destaca ainda que buscou manter essa sensação até no selo da logo do projeto, trazendo rabiscos e traços feitos à mão para reforçar o aspecto nostálgico.

Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, iniciativas como essas são fundamentais para a preservação da identidade cultural e valorização dos artistas locais. “Em tempos de inteligência artificial, ver um artista local trazendo sua visão com tanto carinho e identidade é inspirador. Ele mostra que viver da arte é possível e que nossos ilustradores merecem todo reconhecimento”, afirmou a secretária.

Imagem ilustrativa da imagem Ilustrador alagoano transforma o cotidiano de Maceió em obra de arte
| Foto: Reprodução

O projeto "Maceió Ilustrada" também se destaca pelo fortalecimento da cena artística local. Para Nycollas, iniciativas como essa ajudam a manter viva a produção cultural. “O meio artístico é em sua maioria de retirantes, migrando a cidades maiores para tentar sobreviver da arte. Apesar de não ser suficiente para resolver o problema, esses incentivos são uma forma de manter viva a produção cultural local”, disse.

Aos novos ilustradores, ele deixa um conselho. “Socialize! Explore! O artista tende a ser recluso, mas em reclusão a gente não explora o mundo para melhor traduzi-lo em arte. Aprenda observando o geral e os detalhes, tente ver além da lente inicial, as diferentes formas de ver o mundo deixam o universo da arte mais viva”.

Sobre o futuro do projeto, ele revela planos de continuar explorando a cidade de forma ilustrada, mas sem previsão de lançar novos cartões postais. “Pretendo continuar explorando nosso cotidiano de forma ilustrada, não sei se exatamente em cartões postais. Mas sim outras maneiras”, finaliza.

Imagem ilustrativa da imagem Ilustrador alagoano transforma o cotidiano de Maceió em obra de arte
| Foto: Reprodução

Relacionadas