loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 05/04/2025 | Ano | Nº 5939
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Caderno B

APÓS CINCO ANOS

Encenação da Paixão de Cristo no único teatro ao ar livre de Alagoas é retomada

Com um elenco renovado e ajustes na cidade cenográfica, produção conta com a participação de 30 profissionais na parte técnica e 150 atores da região Agreste de Alagoas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Espetáculo da Paixão de Cristo voltará a acontecer em Junqueiro
Espetáculo da Paixão de Cristo voltará a acontecer em Junqueiro | Foto: Cortesia

O espetáculo da Paixão de Cristo está de volta ao único teatro ao ar livre de Alagoas, localizado no município de Junqueiro, no Agreste do estado. Após uma pausa de cinco anos, a tradicional encenação retorna nos dias 18 e 19 de abril, às 20h, prometendo emocionar o público e reafirmar sua importância cultural e religiosa para a região. Com um elenco renovado e ajustes na cidade cenográfica, a produção busca manter viva a tradição e atrair espectadores de diversas partes do estado.

De acordo com Emerson França, integrante do grupo teatral responsável pela peça, a retomada do espetáculo foi motivada pela fé e pela tradição. "É um evento que emociona a todos que vêm prestigiar. Acreditamos na força dessa história e na importância de mantê-la viva para as novas gerações", afirma. No entanto, o retorno não foi isento de desafios, sendo a questão financeira um dos principais obstáculos. "Por se tratar de um espetáculo grande, o orçamento também é grande. Estamos nos readequando em vários sentidos para viabilizar a apresentação", explica.

O espetáculo acontece no Teatro Lulu Barbosa, situado no Morro do Cruzeiro, em Junqueiro. O local, que comporta cerca de 15 mil pessoas, recebia há mais de duas décadas a encenação da Paixão de Cristo, antes da pausa em 2020. Este ano, a equipe conta com 30 profissionais na parte técnica e 150 atores no elenco, a maioria moradores de Junqueiro e Teotônio Vilela. Os ensaios começaram na primeira semana de fevereiro e ocorrem principalmente aos fins de semana, devido às atividades profissionais e acadêmicas dos participantes. "Já a equipe de cenografia e produção trabalha diariamente, muitas vezes à noite, aproveitando o tempo livre para restaurar os cenários", relata Emerson França.

Elenco é formado por atores de toda a Região Agreste de Alagoas
Elenco é formado por atores de toda a Região Agreste de Alagoas | Foto: Cortesia

Com a retomada, a expectativa de público é grande. "Como passamos anos parados, a responsabilidade também aumenta. Queremos realizar um espetáculo emocionante, capaz de tocar cada espectador", destaca Emerson. Além do impacto artístico e religioso, a peça tem um papel importante na economia local, movimentando o comércio e o turismo de Junqueiro. “Além da arte, o evento evangeliza e se tornou um atrativo turístico, ajudando a economia da cidade e do entorno", ressalta.

Entre as passagens mais desafiadoras de serem encenadas estão a tentação no deserto, o enforcamento de Judas, a crucificação e a ascensão de Jesus. "Essas cenas exigem efeitos especiais e muita preparação da equipe. Mas estamos ensaiando intensamente para garantir um espetáculo de impacto", afirma. O elenco principal traz Denys Silva no papel de Jesus, Rosângela Albuquerque como Maria, Guilherme Costa como Pilatos, José de Lima como Herodes, Robson Cedrim como Caifás e Kaline Gregório interpretando Madalena.

Paixão de Cristo acontece nos dias 18 e 19 de abril
Paixão de Cristo acontece nos dias 18 e 19 de abril | Foto: Cortesia

A encenação acontece no formato de deslocamento de cena em cena, semelhante à tradicional Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Pernambuco. Ao todo, são 21 cenas que narram os últimos dias de Cristo, sua morte e ressurreição. "Ensaiamos diretamente no teatro para que os atores se familiarizem com o espaço e transmitam maior realismo", explica Emerson. O evento é gratuito e contará com estacionamento e praça de alimentação para maior comodidade do público.

Com um elenco dedicado e a força de uma tradição consolidada, a Paixão de Cristo de Junqueiro promete emocionar e reforçar a importância da arte e da fé na cultura alagoana. "Preparamos um espetáculo renovado, com muita garra e determinação para contar essa história fascinante", conclui Emerson França.

Relacionadas