LITERATURA
Livro Gabriel e o peixe mágico será lançado em Maceió neste sábado
Rostand Lanverly traz aventura protagonizada pelo neto dele, o Gabriel, que salva o mundo da pandemia


Durante a pandemia da Covid-19, o isolamento social forçado transformou a dinâmica familiar e aproximou muitas pessoas. Sem a correria do dia a dia e as distrações externas, pais e filhos, avós e netos, irmãos, primos e casais passaram a conviver mais intensamente, redescobrindo pequenos prazeres da rotina juntos. Jogos de tabuleiro, maratonas de filmes, refeições em família e conversas antes raras tornaram-se momentos preciosos, fortalecendo laços que, em tempos normais, eram muitas vezes deixados em segundo plano.
Ao mesmo tempo em que trouxe desafios, a Covid-19 representou, para muitas famílias, um convite à ressignificação do tempo e da presença, criando memórias inesquecíveis mesmo em meio às dificuldades. Com a necessidade de adaptação, os vínculos foram testados, mas também reforçados, mostrando que, apesar das incertezas do mundo exterior, o lar poderia ser um refúgio de amor, apoio e aprendizado mútuo.
Gabriel, hoje com seis anos, ainda era muito pequeno quando tudo aconteceu. Para preservá-lo do vírus, ele foi, junto com a família, para uma casa mais afastada da capital alagoas, por onde passava o Rio Niquim. Junto com o avô, o escritor alagoano Alberto Rostand Lanverly, carinhosamente chamado pelo neto de vovô Rock, ele saía para pescar durante o isolamento e muitos enredos nasciam nesse momento. Uma delas dava conta do surgimento de um enorme peixe, que era mágico e falava.
Foi a partir dessa história, criada em um momento difícil para tornar tudo mais leve, que nasceu o livro Gabriel e o Peixe Mágico. A obra integra a Coleção Estórias que Contei, que reúne seis livros de Alberto Rostand Lanverly, uma para cada neto. Em todos eles, uma lição que, sem dúvida, não só os netos do autor, mas também todos os pequenos leitores, carregarão consigo pelo resto da vida.

“Sempre lancei esses livros quando meus netos têm entre seis e sete anos, porque é quando eles têm mais noção e ajudam na construção da obra, tendo a certeza de que eles são os autores”, conta Rostand, que vai lançar Gabriel e o Peixe Mágico neste sábado (12), na Escola Maple Bear, em Maceió.
Gabriel e o Peixe Mágico tem como protagonista o menino Gabriel, que certo dia se depara com um peixe gigante e mágico, que fala e é capaz de realizar um desejo, desde que seja devolvido para a água do rio. Em plena pandemia, o garoto não pensa duas vezes em pedir para que todos os amigos dele, que permaneceram na cidade e estavam doentes e hospitalizados, fossem curados. Mas antes que isso acontecesse, Gabriel precisou ingressar em uma grande aventura, com direito a ficar cara a cara com o vírus causador da Covid-19.
E graças a essa aventura, Gabriel consegue coletar um item essencial para a produção da vacina que ajudaria a curar o mundo. O final da história, todos devem imaginar: a cura chegou e os amigos puderam estar todos juntos novamente. “Ele é o herói da história e consegue salvar a população do vírus”, destaca Rostand.
O autor conta que, para ele, lançar mais um livro dedicado a um neto é uma grande realização. “É um presente que eu dou para eles. Um legado para que eles lembrem sempre do vovô rock. Todas as vezes que você estimula uma criança a usar o imaginário, a contar uma história, ela vai guardar algo que um dia, quando estiver mais velho, vai usar”, destaca o autor. Em sua dedicatória para o Gabriel, ele ressalta: “para que no futuro nunca esqueça o quanto o vovô Rock o amou”.
Gabriel e o peixe mágico, assim como todos os livros da coleção são ilustrados por Christianne Cavalcante e vendidos pelo próprio autor. Eles também podem ser encontrados na Amazon.
O lançamento de Gabriel e o Peixe Mágico acontece neste sábado (12), às 10h, na escola Maple Bear, situada na Avenida João Davino, 730, em Maceió.