loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 16/04/2025 | Ano | Nº 5946
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Caderno B

SAIBA COMO

Livros de Mario Vargas Llosa podem ser lidos online e gratuitamente

Escritor e vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 2010, morreu neste domingo, 13, aos 89 anos de idade

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Livros de Mario Vargas Llosa estão disponibilizados gratuitamente na internet
Livros de Mario Vargas Llosa estão disponibilizados gratuitamente na internet | Foto: Anne-christine Poujoulat/AFP

Para homenagear o vencedor do prêmio Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa, que morreu no último domingo (13), aos 89 anos de idade, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo disponibilizou as obras do escritor peruano gratuitamente no site e no aplicativo da BiblioSP, biblioteca online da Prefeitura de São Paulo, que tem um acervo de 17 mil itens, incluindo livros, quadrinhos, graphic novels, audiobooks e documentos digitais.

Alguns dos títulos que podem ser encontrados no site gratuitamente são: Conversas com Vargas Llosa, Cartas a Um Jovem Escritor, A Festa do Bode e A Guerra do Fim do Mundo. Um presente para os amantes da literatura que ainda não conhecem toda a obra do autor.

O primeiro livro de Mario Vargas Llosa foi Os Chefes, uma série de contos, lançado em 1959, quando tinha 23 anos, e lhe rendeu o prêmio Leopoldo Aras. Com o passar dos anos, vieram obras importantes como Conversa no Catedral, A Guerra do Fim do Mundo, A Cidade e os Cachorros e A Festa do Bode.

Em outubro de 2023, ele lançou seu último romance, Le Dedico Mi Silencio. “Nunca deixarei de trabalhar e espero ter forças para fazê-lo até o fim”, disse na época, anunciando que se tratava de seu último livro completo feito do zero. “Agora gostaria de escrever um ensaio sobre Sartre, que foi meu professor quando jovem. Será a última coisa que escreverei”, explicou.

O escritor trabalhou como colunista do Estadão entre 1996 e 2024. A última coluna, publicada pelo jornal em 21 de fevereiro de 2024, era intitulada “Por que a verdade é a pedra de toque do jornalismo?”.

Nela, o escritor, também jornalista, deixou um conselho para aqueles que desejam seguir a profissão: “Meu conselho aos jovens jornalistas, como já disse, é que sempre digam a verdade, mesmo que seja difícil de assimilar e descrever, de acordo com a realidade”.

Vargas Llosa ganhou seu Nobel de Literatura em 2010. Segundo a Academia Sueca, que organiza o evento, ele recebeu a condecoração “por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota do indivíduo”.

Relacionadas