loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 17/04/2025 | Ano | Nº 5947
Maceió, AL
31° Tempo
Home > Caderno B

HOMENAGEM

OAM lança documentário que conta a história do alagoano Douglas Apratto

Exibição aberta ao público do filme ‘Douglas Apratto - 80 anos de história’ acontece nesta quarta-feira, no Centro Cultural Reitor João Sampaio, e contará com a presença do grande homenageado

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Douglas Apratto será homenageado em documentário produzido pela OAM
Douglas Apratto será homenageado em documentário produzido pela OAM | Foto: Ailton Cruz

A Organização Arnon de Mello (OAM) vai lançar, nesta quarta-feira (23), o documentário “Douglas Apratto – 80 anos de história”, que faz uma homenagem a um dos mais importantes nomes da literatura e da historiografia alagoana. O evento de lançamento vai acontecer às 19h30, no Centro Cultural Reitor João Sampaio, que fica na Avenida Moreira e Silva, no bairro do Farol, em Maceió. A entrada é gratuita.

O documentário faz parte de uma série de filmes que vêm sendo produzidos pela OAM, desde 2023, com o objetivo de homenagear alagoanos ilustres. Antes de Douglas Apratto, já tiveram sua história de vida contada pelo projeto o médico pediatra Milton Hênio, a pianista Selma Britto e o jornalista Márcio Canuto. Também já foi exibido um produto audiovisual em alusão aos 105 anos da Academia Alagoana de Letras.

O diretor comercial da Gazeta de Alagoas e responsável pelo projeto, Fernando James, conta que as gravações começaram ainda no ano passado, com locações na cidade de São Miguel dos Campos, onde Douglas Apratto nasceu. Familiares, amigos e outras pessoas que têm ligação com o professor relataram um pouco de sua história, contando detalhes de momentos vividos por ele ao longo dos anos.

“É uma super produção para levar, mais uma vez ao conhecimento do público alagoano, o legado do professor e historiador Douglas Apratto, que completou 80 anos no último mês de janeiro. É um momento muito importante para a cultura de Alagoas e para a intelectualidade do estado. Um momento em que vamos mostrar a vida e a obra deste grande homem, que já passou por tantos cargos dentro da área educacional do nosso estado. Portanto, é um nome que deve ser imortalizado e essa homenagem que a OAM está fazendo é mais do que justa, para uma pessoa que tanto contribuiu para o estado de Alagoas”, afirma.

O filme tem duração de cinquenta minutos e traz um pouco da intimidade do professor Douglas Apratto, com detalhes da história construída por ele ao longo de seus 80 anos. Também é um registro da vasta obra e do legado construído por ele em Alagoas. Sinônimo de educação no estado, Douglas exerceu os mais altos cargos públicos e contribuiu para que milhares de alagoanos chegassem ao ensino superior.

“O professor Douglas é merecedor deste documentário. Todos estão ansiosos para conhecer um pouco mais da história dele. Vai ser uma cerimônia muito bonita, com muitas surpresas e muita emoção também. A entrada é gratuita”, fala Fernando James.

Vice-reitor do Cesmac, Douglas Apratto revela a alegria de ser homenageado com um documentário.

“Custa-me muito não dizer uma palavra de agradecimento ante a alegria de receber essa homenagem da Gazeta. Tenho laços irrompíveis com a OAM, que me abriu as portas como correspondente do Interior em 1963. Uma criação dos saudosos Arnon de Mello e Dona Leda Collor de Mello. Nesse primeiro domingo, faz aniversário do meu primeiro artigo publicado naquele ano, no Dia das Mães”, lembra.

O historiador destaca que ainda não assistiu ao documentário e que o lançamento está sendo esperado com muita alegria.

“Registro a alegria imensa com esse documentário, que ainda não conheço de todo. É uma vida de luta, de enfrentamento das adversidades, de um garoto de São Miguel dos Campos, de sangue caeté e italiano que jamais se curvou ante aos desafios e dificuldades. De alguém de alagoanidade e brasilidade acendrada. Fui e serei sempre de espirito guerreiro e inovador. Que não esconde a paixão por tudo que faz. Agradeço ao Fernando James, aos meus familiares e amigos por esta homenagem”, ressalta.

Relacionadas