loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 18/04/2025 | Ano | Nº 5948
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Caderno B

COTIDIANO

Exposição fotográfica revela a alma do Centro de Maceió em mostra itinerante

Iniciativa passará por quatro entidades, de abril a julho, começando pelo Complexo Cultural Teatro Deodoro

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Cotidiano de Maceió é revelado em exposição fotográfica itinerante
Cotidiano de Maceió é revelado em exposição fotográfica itinerante | Foto: Lula Castello Branco/Divulgação

Com imagens que revelam o cotidiano, a arquitetura e a alma do Centro de Maceió, a exposição fotográfica do projeto “Centro de Maceió, onde fica?” chega ao público em formato itinerante. De abril a julho de 2025, a mostra passará pelo Complexo Cultural Teatro Deodoro, Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos e CBTU Maceió, e levará ao público 20 imagens assinadas pelo repórter fotográfico Lula Castello Branco.

A abertura acontece no dia 22 de abril, às 19h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, com entrada gratuita e classificação livre. A exposição fará parte da programação dos 160 anos da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, celebrados em junho, e do projeto Férias no VLT, da CBTU, que promove atividades culturais para crianças em julho.

Divididas em cinco eixos temáticos - cotidiano, personagem, logradouro, arquitetura e geografia - as imagens traçam uma linha afetiva e simbólica do bairro, buscando enaltecer sua memória coletiva, como a rotina, suas peculiaridades históricas, suas ruas e praças.

Segundo a curadora Ana Karina Moraes, a seleção procura formar um conjunto harmônico de fotografias, registradas ao longo das duas últimas décadas. “As imagens pretendem expressar a essência simbólica do Centro e elevar o bairro a novos patamares de reconhecimento, pelo papel que representa na formação da capital alagoana’, afirma.

Sobre o autor das fotografias, o jornalista Lula Castello Branco tem larga experiência em fotojornalismo, produções culturais, cinema, publicidade, correspondência de agências e editoras, diagramação e jornalismo impresso e digital. Formado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em 1996, guarda em seu diversificado portfólio os trabalhos desenvolvidos em redações e agências de publicidade de Alagoas. É diretor da empresa autônoma Poemídia, há 40 anos.

Serviço:

Exposição “Centro de Maceió, onde fica?”

Abertura: terça-feira, 22 de abril, às 19h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro

Locais, dias e horários:

Complexo Cultural Teatro Deodoro - de 22 de abril a 15 de maio

Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA) - de 19 de maio a 9 de junho

Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos - de 12 de junho a 30 de junho

Companhia Brasileira de Trens Urbanos - Maceió (CBTU Maceió) - durante o mês de julho

Relacionadas