PARA TODOS OS GOSTOS
Festival Nacional de Cinema Europeu estreia em Maceió nesta quinta-feira
Em programação simultânea pelo país, serão exibidos filmes inéditos premiados em festivais internacionais


Uma rodada de filmes no mínimo curiosa chega às telas do Cine Arte Pajuçara. A primeira temporada do Festival de Cinema Europeu da distribuidora Imovision começa nesta quinta-feira (24) e segue até o dia 30 de abril. São 14 filmes inéditos produzidos em sete diferentes países do Continente e, entre eles, alguns premiados nos festivais de Berlim, Veneza e Cannes. Os ingressos custam R$ 30 e estarão disponíveis na bilheteria do local.
Um evento que nenhum amante do cinema pode perder. Para quem sonha em participar dos maiores festivais do audiovisual e presenciar em primeira mão o que tem de mais novo sendo feito pelo mundo, essa é uma chance de experimentar o “gostinho” do novo - do inédito.
A seleção de filmes inclui obras de Alemanha, França, Grécia, Islândia, Itália, Noruega, Suíça e Ucrânia, demonstrando toda a diversidade cinematográfica presente no território europeu.
Marcos Sampaio, Diretor do Centro Cultural Arte Pajuçara, faz uma análise sobre a programação dos filmes que serão exibidos, mostrando que, apesar de serem filmes Europeus, abrangem muito mais cultura que a existente no Continente.
“Observa-se que hoje temos uma maior diversidade na produção vinda da Europa, graças à influência e à presença de cineastas de origem de países dos continentes africano e asiático, filhos de imigrantes, que trazem um olhar diferenciado sobre comportamento e a realidade social que atinge a Europa”, diz Marcos.
Entre os filmes premiados, estão alguns títulos como “Dreams”, do norueguês Dag Johan Haugerud, vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim 2025. Outro é Brincando com Fogo, das irmãs Delphine & Muriel Coulin, onde Vincent Lindon venceu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza.
O diretor disserta sobre a importância desses eventos audiovisuais mundiais, ressaltando o valor que os filmes exibidos possuem não apenas para quem os produz, mas também para quem os consome.
“Esses festivais são classificados como as principais janelas do cinema mundial, junto com Berlim. Vão além dos filmes produzidos na Europa para exibirem a produção advinda de outras partes do mundo”, conclui Marcos.
Apesar de não ter recebido prêmio algum, um filme em destaque na programação é Emanuelle, com direção da francesa Audrey Diwan. O longa recebe a devida atenção por ser uma releitura do clássico erótico de 1974, com Naomi Watts.
De acordo com o fundador da distribuidora, Jean Thomas Bernardino, o objetivo deste festival é levar o que há de melhor no cinema europeu para o Brasil, democratizando o acesso a essas produções estrangeiras.
“Esse festival é a concretização de um sonho que temos há muito tempo: expandir o acesso ao cinema europeu para muito além dos grandes centros, com estrutura, qualidade e uma curadoria forte. É um movimento de celebração e democratização do cinema de arte no Brasil”, afirma.
A programação acontece no Brasil inteiro de forma simultânea. Para os ávidos pelo consumo cinematográfico, a boa notícia é que a compra de um ingresso dá direito a um voucher de meia-entrada na sessão seguinte. A promoção tem como finalidade facilitar e incentivar o público a prestigiar mais de uma obra.
“Essa promoção é voltada ao público que não tem direito a meia-entrada. Na compra do primeiro ingresso de inteira, o cliente recebe o voucher e basta apresentá-lo nas demais sessões, passando a pagar o valor da meia-entrada”, confirma o diretor.
EXPECTATIVA
Sampaio aposta na diversidade dos gêneros cinematográficos para atrair o público às telas.
“Pela tradição que o Cine Arte Pajuçara tem na realização de mostras, acreditamos no sucesso de público, que varia de acordo com os filmes. Alguns acabam por atrair pessoas mais maduras e idosos, e outros deverão chamar a atenção do público mais jovem. A variedade de filmes, a diversidade de temas e abordagens são atrativos que permitirão ao público ficar em dia com a mais recente produção do cinema vindo da Europa”, conta Marcos.
O festival começa nesta quinta-feira (24), e os ingressos estão disponíveis ao público no local, Cine Arte Pajuçara.