app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5868
Cidades

Autoridades ambientais se reúnem para debater os impactos das manchas de óleo nas praias de Alagoas

Mesa-redonda 'No mar: Uma onda de consequências ambientais'" acontecerá nesta quarta-feira (16), no Farol

Por William Makaisy | Edição do dia 16/10/2019 - Matéria atualizada em 17/10/2019 às 06h10

Manchas de óleo que têm aparecido nas praias do Nordeste levaram autoridades ambientais a realizar evento em prol do meio ambiente. A mesa-redonda 'No mar: Uma onda de consequências ambientais'" acontecerá nesta quarta-feira (16), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), no Farol, a partir das 18h. A mesa contará com nomes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A programação é gratuita e o evento é aberto para toda a população.

“A mesa-redonda é a primeira proposta do projeto ‘Café com Aesal’, que foi criado para discutir assuntos que estão em pauta na sociedade, principalmente assuntos ligados a questões ambientais. No momento o assunto mais alarmante são as manchas de óleo que surgiram nas praias de Alagoas. Discutiremos sobre as causas, as consequências e  como agir enquanto profissionais e estudantes, e principalmente enquanto cidadãos, para contribuir e amenizar com os impactos ambientais dessa tragédia.”, explica a presidente da Associação dos engenheiros Ambientais e Sanitaristas de Alagoas (Aesal), Liz Araújo. “As pessoas precisam saber o que de fato está ocorrendo, para não espalhar informações erradas”. 

“Será uma mesa-redonda para debater o problema das manchas de óleo, e um debate onde medidas e soluções serão conversadas. Faremos também um histórico de como aconteceu, e comentaremos sobre os novos fatos que vêm aparecendo. A participação da população é indispensável, principalmente para conhecer o problema e para saber como se comportar em relação a ele”, ressalta Ricardo César, Coordenador de Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) 

O evento contará com a participação do coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA/AL, Ricardo César; a analista ambiental do Ibama em Alagoas, Cynira França; a professora doutora e pesquisadora da Ufal, Rochana Campos; e o engenheiro sanitarista e ambiental e secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Piaçabucu, Otávio Augusto.

Os interessados devem se inscrever por meio do link bit.ly/CafeComAESAL. Durante o evento, a Aesal fará a arrecadação de um quilo de alimento por participante para doação a instituições de caridade em Maceió.

Mais matérias
desta edição