app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5868
Cidades

IGREJAS MONTAM PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA PARA COMEMORAR NATAL

Nos dias 24 e 25 missas aconteceram nas igrejas católicas da cidade; espíritas mantêm atividades

Por WILLIAM MAKAISY* ESTAGIÁRIO | Edição do dia 24/12/2019 - Matéria atualizada em 24/12/2019 às 09h50


Aproximação do fim do ano e das datas festivas já começa a dar cara nova à programação religiosa da capital alagoana. Cada religião pretende comemorar a data de sua forma única, levando para seus adeptos e fiéis um Natal recheado de celebrações, alegrias e muita magia natalina. E, como de costume, os festejos chegam à capital alagoana com luzes e ornamentações de natal nos pontos mais visitados de Maceió. Na orla, papais-noéis, renas e muito colorido dão ainda mais vida ao clima tropical da cidade. Desde as últimas semanas de novembro, as luzes e as cores dos pisca-piscas que enfeitam as árvores encantam os alagoanos e turistas que passam pelo local. O presépio em frente à Igreja de São Gonçalo, no Farol, é uma atração à parte. Já na parte da programação religiosa para a tão esperada data, a Arquidiocese de Maceió vai manter sua tradicional programação natalina e de fim de ano, que inclui as celebrações para os fiéis no Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres e na Catedral Metropolitana em Maceió. “No Santuário Virgem dos Pobres, no bairro da Mangabeiras, a nossa programação vai incluir missa às 21h no dia 24 e missa às 10h da manhã do dia 25. Já na Catedral, a missa será às 19h da noite do dia 24, e às 17h no dia 25. Teremos também missa na Igreja de São Gonçalo, que será às 21h do dia 24, na véspera de Natal”, informou a Assessoria de Comunicação das igrejas católicas. Na véspera, as igrejas do Centro de Maceió também celebram o nascimento de Jesus. A partir das 17h, a solenidade acontece na Igreja do Livramento; enquanto às 18h ela acontece na Igreja do Rosário e às 19h na Igreja de São Benedito. A Catedral Metropolitana de Maceió será a única com celebrações no dia 25. Para os espíritas, a programação ficará por conta da Associação dos Médicos Espíritas de Alagoas (AME-AL), que mantém as ações sociais como de costume. “Nossa programação, enquanto associação, não muda muito nessa época do ano. Mantemos as mesmas atividades que costumamos fazer. Agora estamos com um atendimento para dependentes químicos, fazemos ele todas as quartas, das 19h30 às 21h, no Lar são Domingos, na Avenida Gustavo Paiva”, contou Ricardo Santos, médico cardiologista e presidente da entidade.

FIÉIS

Para aqueles devotos de alguma religião, esse fim de ano é o momento perfeito para agradecer as bênçãos do ano inteiro e celebrar da forma que gostam, como é o caso de Maria Tereza, de 70 anos. “Essa data é muito importante para nós. Ela simboliza o nascimento de Cristo, então todo ano que posso vir estou aqui celebrando. Enquanto eu tiver energia, estarei aqui. Virei os dois dias para a Catedral, quero estar aqui nesse momento”, contou.

“Não sou de Maceió, mas acho muito bonito as missas que acontecem na Catedral Metropolitana nos dias 24 e 25. Pretendo vir em pelo menos um desses dias, celebrar o nascimento de Cristo aqui”, contou Elizete Santos.

* Sob supervisão da editoria de Cidades.

Foto: Felipe Nyland
 

Foto: Felipe Nyland
 

Igrejas prepararam missas especiais para celebrar o nascimento de Jesus Cristo
Igrejas prepararam missas especiais para celebrar o nascimento de Jesus Cristo - Foto: Felipe Nyland
 


Mais matérias
desta edição