DIA DA VIRADA DO ANO É MOVIMENTADO EM MACEIÓ
.
Por WILLIAM MAKAISY*/ ESTAGIÁRIO | Edição do dia 01/01/2020 - Matéria atualizada em 01/01/2020 às 04h00
A movimentação no dia da virada de ano foi grande, com os alagoanos correndo para o Terminal Rodoviário de Maceió ontem (31) para viajar e passar o Réveillon junto à família, como manda a tradição. Entre chegadas e partidas, cerca de 70 mil pessoas passaram pelo terminal no mês de dezembro, segundo Selmo Oliveira, gerente do local. Já nos supermercados da cidade, os que deixaram para comprar os preparativos da ceia de última hora se apressaram. E as viagens não foram por outro motivo além de encontrar os familiares e passar a virada com aqueles a quem se ama, como é o caso de Maria Louise, que veio passar o Réveillon com o pai. “Na realidade, sou aqui de Maceió, mas estava passando uns dias em Recife. Fui passar o Natal com a minha mãe, como fazemos todos os anos. Voltei tanto para casa quanto para passar com o restante da minha família, que é daqui, em especial o meu pai. Temos que saber dividir o tempo quando os familiares moram em cidades diferentes”, contou. Enquanto para alguns o motivo é a tradição, para outros as chegadas e partidas no Terminal Rodoviário têm mais a ver com saudades. “Minha família é toda de Recife e esse ano decidi passar com eles porque estou com saudades e porque decidi que vou morar por lá, então é mais que uma viagem de Réveillon, é uma viagem de mudança mesmo. Começar uma vida nova em outra cidade, perto da minha família, vai ser bom para mim e para eles”, contou Patrícia Rocha.
SUPERMERCADOS
Já é costume de muitos alagoanos deixarem para preparar a ceia da virada de ano apenas algumas horas antes, e dessa vez não foi diferente. Na tarde do dia 31, os supermercados ficaram lotados. “Vim comprar o que faltou. Umas carnes para churrasco e bebidas, porque a família gosta. Normalmente, para essa época procuramos champanhe, que é o que minha família gosta de tomar no dia 1º”, contou Patrícia do Santos Paz. Entre os compradores estavam também aqueles que não conseguiram ir antes devido à correria do dia a dia. “Trabalho todos os dias, então só tive tempo livre agora. Vim aqui no supermercado primeiro para comprar as bebidas, depois vou num açougue. É corrido, mas é o tempo livre que tenho”, expôs Denilson Ferreira.
FISCALIZAÇÕES
As fiscalizações de trânsito em Maceió ficaram sob o comando do Batalhão de Polícia de Trânsito de Alagoas. “Temos um esquema em conjunto com a SMTT. Estaremos trabalhando nos pontos mais movimentados, como Pajuçara, Ponta Verde, Benedito Bentes, Jacarecica etc, sempre prezando pela segurança dos alagoanos”, afirmou o comandante, tenente-coronel Felipe Lins.
Segundo o tenente Emanuel Costa, coordenador da Lei Seca, as fiscalizações ocorrem também durante o começo do dia 1º. “Estamos com equipes volantes já antes da virada, e depois da virada teremos outras equipes rodando nos bairros, principalmente nos que terão festas de Réveillon acontecendo.
* Sob supervisão da editoria de Cidades.