app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5868
Cidades

CLIMA SERÁ MAIS FRIO ESTE ANO, DIZ METEOROLOGISTA

Segundo Molion, Nordeste deverá ter chuvas um pouco acima da média este ano

Por william makaisy | Edição do dia 23/01/2020 - Matéria atualizada em 23/01/2020 às 06h00

O clima do estado de Alagoas é um clima tropical e que atinge altas temperaturas no verão, levando a cidade de Maceió, e outras aos arredores a serem bastante quentes nessa época do ano. Contudo, de acordo com a pesquisa do meteorologista Luiz Carlos Molion, Alagoas, e alguns outros estados do nordeste brasileiro, passarão por um momento mais frio e com mais tendência de fortes chuvas no decorrer do ano de 2020. Segundo Carlos Molion, seu conhecimento advém de antigos meteorologistas e o estudo sobre as massas de ar polar do hemisfério norte, que passam nos Estados Unidos, e por consequência conseguem produzir chuva no nordeste, não é aceito por alguns colegas de profissão. “Muitos colegas meteorologistas não aceitam que as massas de ar polar do hemisfério norte e que passam pelo Canadá, Estados Unidos, México e Caribe possam de fato produzir chuva no nordeste brasileiro, porém, esse ano o que estamos vendo é exatamente isso. O inverno dos Estados unidos está ficando rigoroso, e isso é refletido aqui”, contou o meteorologista. “Regiões por volta de Iowa, Illinois e Chicago já estavam com temperatura em torno de 12 a 15 graus negativos, então quando o inverno fica rigoroso nos Estados Unidos acaba refletindo aqui e, inclusive, estamos no período que ocorre o inverno lá, que é de dezembro a março, com o pico entre janeiro e fevereiro, então vamos esperar massas de ar polar ainda mais frias do que as que estamos sentindo e que devem chegar daqui para o fim do mês de janeiro”, explicou Molion. A previsão, de acordo com o meteorologista, é que Alagoas, juntamente a outros estados do nordeste brasileiro enfrentem um período mais frio este ano, compreendendo os meses de janeiro a março, que são os meses em que ocorre o inverno nos Estados Unidos da América. Com o frio acima da média, o Nordeste terá chuvas um pouco acima do normal, em estados como Ceará, Rio grande do Norte, Paraíba e, claro, Alagoas. Carlos Molin ainda reforça que devido ao clima mais frio, talvez ocorram trovoadas em Alagoas. “Nós devemos ter ainda aqui em Alagoas, a partir de março, pelo menos uma trovoada, em decorrência dessa mudança climática. Qualquer pessoa pode notar que o clima e os ventos estão mais frios, porque o ar polar é jogado em cima do oceano atlântico e depois os ventos trazem esse ar frio que fica em cima do oceano para cima da gente”, reforçou.

“Lembrando, quando falo que teremos climas mais frios é em comparação a média de 1975 até 2005. O clima do ano de 2020, no período de janeiro a março, em comparação com a média do ano de 1975 a 2005 será mais frio, com chuvas um pouco acima do normal e nublado. No nosso estado talvez consigamos observar até mesmo algumas trovoadas em fevereiro”, salientou o meteorologista.

BENEFÍCIOS

A notícia de um clima mais chuvoso se torna uma esperança para a população alagoana, que em julho de 2019 esteve com 39 municípios em situação de emergência por conta da seca no estado. “De maneira geral esse período se torna benéfico para o estado, por conta da agricultura que depende em grande parte das chuvas, além do nosso estado sofrer muito com as secas intensas, então, olhando por esse lado, as chuvas e um clima mais frio se torna benéfico para a população”, encerrou.

Mais matérias
desta edição