Cidades
NONÔ DIZ QUE ENTRARÁ COM REPRESENTAÇÃO CONTRA PROMOTOR


Em entrevista ao Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta, nesta segunda-feira (27), o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, afirmou que entrará com representação junto à Procuradoria Geral de Justiça, contra o Promotor Paulo Henrique Prado, em razão de uma condução à delegacia de uma funcionária da Unidade de Saúde da Família Dídimo Otto Kummer durante visita técnica, com fins de fiscalização ao local, no dia 15 deste mês. Na ocasião, a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública constatou que a unidade de saúde não possuía licença ambiental, o que poderia configurar crime ambiental. Em razão disso, uma pessoa responsável pelo posto foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos. Segundo o secretário, a condução pode ter sido abusiva, e uma representação contra o promotor será feita junto ao Procurador Geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça.
“A licença ambiental foi exibida na delegacia de polícia. Em um flagrante abuso de poder, foi mandada para delegacia a chefe do posto. O Ministério Público mandou (a funcionária) para a delegacia. Já conversei com o procurador geral de Justiça e estou representando no conselho”, afirmou o secretário.
Procurado pela Gazeta, o Ministério Público Estadual (MPE) - por meio de sua assessoria de comunicação - afirmou não ter conhecimento da representação e disse, ainda, que a condução foi feita pelo próprio batalhão de polícia, não havendo nem o acompanhamento por parte do promotor na ocasião. O Ministério Público disse, ainda, que, na fiscalização, foi constatado o crime ambiental em razão da falta da licença ambiental e que os procedimentos realizados aconteceram dentro da legalidade.
FALTA DE MÉDICOS
Na entrevista, o secretário esclareceu, ainda, a questão da falta de médicos em algumas unidades de saúde do Município. Segundo ele, existe uma carência de 162 médicos atualmente e que, para isto, foi realizado concurso público, que prevê a contratação de cerca de 140 profissionais até o fim de fevereiro. “O concurso (para a contração de novos médicos) foi homologado no dia 29 de dezembro. Estamos esperando agora a publicação do orçamento para contratar os profissionais”, concluiu o secretário.