app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Cidades

Carnaval no interior do Estado promete animar foliões

São esperadas atrações com trios elétricos, orquestras e shows com grupos musicais famosos.

Por Fábio Costa | Edição do dia 22/02/2020 - Matéria atualizada em 22/02/2020 às 06h00

O carnaval alagoano promete atender a todos os gostos, tanto àqueles que buscam um carnaval tranquilo, no interior, como aos que querem alegria e diversão para cair na folia, em Maceió. Várias atrações prometem animar os foliões, com trios elétricos, orquestras e shows com grupos musicais famosos.

Em Maceió, oito polos distribuídos pela capital vão fazer a festa. Os eventos, que teve início nessa sexta-feira (21), serão realizados nos bairros do Pontal da Barra, Ponta Grossa, Pajuçara, Ipioca, Jacintinho, Benedito Bentes, Fernão Velho e também no Jaraguá.

O carnaval descentralizado é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). As festas de Carnaval nesses bairros serão realizadas por Organizações da Sociedade Civil selecionadas pelo edital lançado no último dia 14 de janeiro, que destinou o total de R$ 140 mil para custeios de produção. A FMAC também contemplou 55 blocos, dois coletivos culturais e uma escola de samba da capital.

Tradição, alegria, frevo e muitas atrações também marcarão o carnaval de Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió. Além dos mais de 100 blocos carnavalescos que desfilam pelas ruas, a gestão municipal preparou uma programação que teve início nessa quinta-feira (20) e vai até a próxima terça-feira (25). Entre elas, está o show noturno. Todos os dias, a partir das 20h, no Cais da Lancha, os foliões poderão contar com shows artísticos. O sábado (22) de Zé Pereira será comandado pela banda deodorense Os Penetras e o cantor Elminho. No domingo (23), a folia fica por conta das bandas Mô Fio e O Reino Além disso, na segunda-feira (23), a banda Levada Vip e o cantor PV Melo animam a noite. Já na terça-feira (24), Fabi Canuto volta aos palcos para encerrar a programação oficial, antecedida pela atração Jessika e Banda.

“NÃO É NÃO!”

O assédio a mulheres, em especial no período carnavalesco, em todo o País, deu origem ao movimento “Não é Não”. Em Alagoas, a campanha vai tomar as ruas para tentar diminuir o número de ataques públicos ou não contra elas. “O movimento e a campanha surgiram por conta do aumento de registros de assédio exagerado que acontece, em especial, no carnaval. Os dados, em todo o País, mostram que não só isso, mas até a mesmo a violência contra as mulheres aumentou de forma assustadora”, disse Ana Pereira, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher e coordenadora do Instituto Jarede Viana.

Quem aprovou a iniciativa foi a estudante Paula Lessa, de 22 anos. Com a presença confirmada em alguns blocos carnavalescos da capital durante os quatro dias de festa, ela falou sobre a importância do movimento. “É bom saber que o Estado está se mobilizando para diminuir o número de assédios contra as mulheres. Tenho certeza de que vou curtir menos preocupada e que os dias de festa serão tranquilos para a mulherada”.

INTERIOR 

Porto Calvo também se prepara para receber foliões. A festança na Terra de Calabar é uma das mais tradicionais do Estado e reúne milhares de pessoas que chegam de várias cidades.

Com o tema: ‘É aqui que eu fico!’ a festa de momo terá 40 blocos carnavalescos desfilando pelas ruas e ladeiras históricas de Porto Calvo. O Centro Comunitário Calabar, na rua do Varadouro, será a arena carnavalesco e palco principal da festa mais popular do Brasil.

A festa iniciou no dia 9 de fevereiro com dois blocos das previas carnavalesca desfilando pelas ruas da cidade. Os desfiles estão agendados até a Quarta-feira de Cinzas (26) com o tradicional bloco Bacalhau na Vara. Entre os blocos destacam-se Arrasta a Véia, o Barricão, Bloco das Almas e o Bloco Jacaré Folia (um dos maiores da região agendado para o dia 24 de fevereiro).

No sábado (22) de Zé Pereira, abertura oficial do Carnaval, o Bloco Rei Momo desfila pelas ruas da cidade a partir das 22h ao som de Philipe Oliver e a festa no Centro Comunitário Calabar inicia às 23h com a banda Sete de Setembro e Affarra. 

No domingo de Carnaval, a festa no Centro Comunitário Calabar contará com matinê infantil às 16h com Philipe Oliver e às 22h30 se apresentam Kuarto de Empregada e a banda Sete de Setembro; Na segunda-feira (24) a festa será nas ruas da cidade com o bloco do Jacaré com Trio da Huanna, Trem Bala, Bau Cachorrão e Adriano Brother; e para encerrar na terça-feira (25) haverá matinê infantil às 16h com Muleks.Com e às 22h30 se apresentam a banda Sete de Setembro, Fusca Virado e Cleidi Rivas.

Maragogi, que chama a atenção de turistas por suas belas praias terá seu primeiro bloco da diversidade. O ‘Camaleão na Folia’ estreia no domingo, 23. 

“Aproveitando que o carnaval é uma festa que celebra cores, a diversidade e a liberdade, decidimos criar o primeiro bloco em Maragogi para dar visibilidade à diversidade”, anunciou o Instagram do bloco @camaleaonafolia. “Não, não somos apenas um bloco levantando a bandeira LGBTQ+. O nosso intuito é reunir todos os tipos de pessoas para curtirem a folia em nossa orla marítima da melhor forma possível, estando longe de toda forma de preconceito e discriminação, seja ela machista, racista, religiosa, transfóbica ou homofóbica”, acrescentou.

O bloco sairá no domingo de Carnaval (23), às 21h30, na orla marítima de Maragogi. A atração será a cantora Lili Moreno.

TRANQUILIDADE

O carnaval no município de Penedo promote ser tranquilo, como informou a secretária de Cultura, Aliny Costa. Conforme ela, a expectativa de público é baixa, mas a cidade preparou uma festa aconchegante, com a lavagem das escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, desfiles de blocos e orquestras de frevo, além do show da cantora Wilma Araújo. 





Mais matérias
desta edição