loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 29/03/2025 | Ano | Nº 5934
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Cidades

Cidades

CRUZEIRO ITALIANO ATRACA HOJE NO PORTO DE MACEIÓ

Órgãos de saúde dizem que navio não representa riscos à população pois está em águas brasileiras desde novembro

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem CRUZEIRO ITALIANO ATRACA HOJE NO PORTO DE MACEIÓ
-

O transatlântico italiano MSC Fantasia, que é o segundo maior navio da temporada de cruzeiros em Alagoas e que teve sua vinda confirmada em coletiva à imprensa pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na última semana de fevereiro, atraca no porto de Maceió nesta sexta-feira (13). Apesar de possuir passageiros oriundos da Itália - país europeu que enfrenta problemas com a disseminação do corona vírus (Covid-19)- , o navio – Com capacidade para 5.733 pessoas – não apresentaria riscos a população alagoana, segundo órgãos responsáveis pelo monitoramento da doença no Estado..

Apesar de sua origem italiana, o navio está navegando em águas brasileiras desde o mês de novembro de 2019, um mês antes de surgirem os primeiros casos confirmados da disseminação do vírus na China, afirma a assessora de comunicação da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Bárbara Pacheco. “O navio vem de todas as partes do mundo, não somente da Itália, e está navegando na costa brasileira desde o mês de novembro de 2019, um mês antes de começar o surto de coronavírus na China. Então, ele não possui riscos aos alagoanos. Chegará aqui por volta do meio-dia”, disse.

No começo da semana, Maceió já tinha recebido outra embarcação, o navio cruzeiro Costa Pacifica, que vem de Salvador e também está navegando em costa brasileira desde o mês de novembro de 2019, quando começou a temporada de cruzeiros em Alagoas. LOBÃO No começo do mês de março o vereador Anivaldo Luiz da Silva (PR), o Lobão, acionou o Ministério Público (MP), com um requerimento para que o navio não pudesse atracar no Porto de Maceió. Em contato com a Gazeta de Alagoas o vereador informou não ter conhecimento sobre seu requerimento ter sido ou não recusado.“Estou entrando numa nova e ampliada etapa nos trabalhos para bloquear, o máximo que pudermos, a chegada/avanço do coronavírus em nosso estado. Irei no Ministério Público (MP) nesta sexta com um novo posicionamento sobre essa situação”, informou o vereador. A Gazeta de Alagoas entrou em contato com o Ministério Público Estadual (MPE) mas não obteve resposta. ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS Em nota, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), informou que os navios que chegarão até a capital tem como procedência apenas cidades brasileiras como Recife, Fortaleza, Salvador, Búzios e Rio de Janeiro, e que esses navios estão navegando apenas em águas brasileiras desde novembro do ano passado. Confira a nota:

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) esclarece que os navios que chegarão à capital Maceió, durante a atual temporada de cruzeiros, tem como procedência apenas cidades brasileiras como Recife, Fortaleza, Salvador, Búzios e Rio de Janeiro. É importante ressaltar que os cruzeiros Costa Pacífica, MSC Fantasia, MSC Sinfonia e MSC Seaview, incluídos na temporada, navegam, desde o mês de novembro de 2019, apenas em águas brasileiras, sem haver contato com qualquer país europeu ou de outro continente desde então. Em atenção aos casos, a Cruise Line International Association (CLIA), Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos, divulgou uma declaração oficial, deixando claro que a segurança e a saúde dos passageiros são a prioridade número um dos membros da CLIA, e que todas suas associadas mantém contato próximo com profissionais e agências reguladoras de saúde em todo o mundo para avaliar e modificar políticas e procedimentos conforme necessidade. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em nota, informou que todos os navios que navegam em águas brasileiras na atual temporada de cruzeiros são inspecionados pelo órgão e não apresentam risco a população. O órgão informou também que os navios passam por três comprovações obrigatórias, entre elas: Declaração Marítima de Saúde, assinada pelo comandante ou por oficial tripulante por ele designado; Certificado Sanitário de Embarcações (CSE), assinado pelo comandante ou por oficial tripulante por ele designado e Lista de passageiros e tripulantes, com data e local do embarque

Relacionadas