app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Cidades

NUTRICIONISTA orienta sobre ALIMENTOS QUE AUMENTAM IMUNIDADE

Frutas, peixes e vegetais estão entre os alimentos que podem ajudar a manter uma pessoa saudável

Por william makaisy | Edição do dia 18/03/2020 - Matéria atualizada em 18/03/2020 às 06h00

Com os crescentes casos da disseminação e do contágio do novo coronavírus (Covid-19) em Alagoas, muitos procuram nos alimentos uma forma de prevenção contra a doença. É de conhecimento geral que uma imunidade alta auxilia na prevenção contra o contágio de vírus e bactérias, seguindo essa premissa, a especialista em nutrição, Yasmim Santana, dá dicas de formas de aumentar a imunidade que vão desde alimentação saudável à sono regulado. Antes de mais nada a nutricionista reforça que uma alimentação saudável não impede o contágio do coronavírus, contudo, ajuda na prevenção. “Antes de tudo gostaria de ressaltar que não existem alimentos que combatam doenças e sim alimentos que ajudam a imunidade a ficar mais alta, assim o sistema imunológico fica mais forte, evitando a contaminação de algumas bactérias ou vírus. Por exemplo, o coronavírus que está sendo falado por todos, existem alimentos que podem influenciar no aumento da imunidade, condicionando o sistema imunológico a funcionar de forma eficiente evitando algumas doenças”, disse a Yasmim Santana. “Bom reforçar também que não é somente uma alimentação saudável que aumenta a imunidade. O aumento ou a diminuição advém de vários fatores, como sono, estresse e etc. Alimentação é o ponto chave mas não é o único ponto que auxilia no aumento. Se você possui um alimentação rica em micronutrientes como vitaminas e minerais associados com alguma substância bioativa a chance de contrair alguma doença é mais baixa. Lembrando que é uma constante, tem que manter uma alimentação saudável e um sono regulado”, contou.

A nutricionista deu dicas de alimentos que podem ajudar aqueles que querem aumentar a imunidade e se precaver do contágio de vírus e bactérias, como os alimentos ricos em vitamina C, Zinco e Ômega-3. “Existem alimentos que auxiliam no aumento da imunidade, como frutas cítricas, que são ricas em vitamina C, tipo laranja, limão e acerola. Tem também alimentos que contém ácidos fólicos, como brócolis, couve e espinafre. Esses alimentos auxiliam na produção de glóbulos brancos, que são responsáveis pela defesa do organismo”, informou a nutricionista.

Outros alimentos como os ricos em zinco também podem ser consumidos para a prevenção de resfriados e gripes. São eles as carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico). Além de claro os alimentos ricos em ômega-3, como os peixes e os óleos vegetais, que auxiliam no crescimento da imunidade do corpo. A nutricionista ressalta ainda que assim como a alimentação balanceada e o sono regulado, a visita ao nutricionista sempre que possível é recomendada. “As pessoas acham que nutricionista é apenas para aparência, mas não é, ele auxilia a manter uma alimentação balanceada e saudável, que vai poupar as pessoas de dores de cabeça futuras. Então, se possível, visitem um nutricionista sempre que der”, finalizou Yasmim Santana.

Mais matérias
desta edição