Diante da preocupação do setor com o possível aumento de casos de Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que medidas preventivas de enfrentamento estão sendo trabalhadas internamente. Confirmou que, além de elaborar um Plano Estadual de Contingência, o órgão contratualizou 105 leitos de UTIs, destinados exclusivamente a atender pacientes infectados pelo novo coronavírus e que apresentem estado de saúde grave. De acordo com a Sesau, estes novos leitos funcionam em Maceió e no interior. Na capital, são 99, divididos entre o Hospital Universitário (HU), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Sanatório e Hospital Veredas, atendendo alagoanos de 56 municípios dos litorais Norte e Sul, do Vale do Mundaú e Zona da Mata. Já em Arapiraca, alcançando moradores de 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, serão seis leitos no Hospital de Emergência do Agreste (HEA). Também estariam disponíveis camas na UPA de Coruripe e no Hospital Helvio Auto. O protocolo a ser seguido quando se tratar de caso grave, é encaminhar aos leitos, tanto nas unidades públicas quanto privadas, para o devido tratamento. “As equipes médicas estão preparadas e seguem todas as recomendações de tratamento preconizadas pelo Ministério da Saúde”, destaca a Sesau.
O órgão revelou que discute com o Ministério da Saúde a possibilidade de se aumentar a capacidade de leitos e garantiu ter recursos para esta abertura, em caso de necessidade extrema.
Quanto ao número de ventiladores mecânicos, essenciais para garantir a respiração do paciente, a Sesau assegurou que “Alagoas dispõe de toda a estrutura necessária para tratamento de casos graves de Covid-19 nos leitos já disponibilizados”. E orientou que, em caso de confirmação para a doença, é indicado, segundo recomendações do Ministério da Saúde, repouso em isolamento domiciliar, consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo: o uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos), de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.TG