app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Cidades

MERCADOS PÚBLICOS PASSAM POR PROCESSO DE DESINFECÇÃO

Limpeza foi intensificada por causa da pandemia do novo coronavírus e do período da Semana Santa

Por william makaisy | Edição do dia 07/04/2020 - Matéria atualizada em 07/04/2020 às 07h59

Como forma de controlar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19) na capital alagoana, a Secretaria do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), em parceria com a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), iniciou na última sexta-feira (3), um processo de desinfecção dos mercados públicos de Maceió. Com a chegada da Semana Santa medidas de limpeza serão intensificadas. A limpeza nos mercados já era feita semanalmente, segundo o diretor de Abastecimento da secretaria do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Jerson Santos, porém devido a pandemia ela teve que ser intensificada. “A dinâmica na limpeza dos mercados foi alterada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Era feita a limpeza todos os dias com uma lavagem geral realizada uma vez por semana, agora estamos intensificando a lavagem geral para duas vezes por semana, com um reforço da Superintendência Urbana de Desenvolvimento Sustentável (Sudes)”, explicou. “Adotamos o uso de sabão, água e cloro na limpeza diária nas áreas onde há maior concentração de pessoas. Nos setores de pescados e carne todos os dias os permissionários lavam suas tarimbas ou boxes e em seguida a prefeitura reforça aplicando o produto para ajudar na desinfecção, incluindo o piso das áreas comuns do mercado”, disse Jerson Santos.

SEMANA SANTA

Com a chegada da Semana Santa e proximidade da sexta-feira da Paixão, onde a tradição católica opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango, muitos alagoanos começam a procura pelo pescado, sendo necessárias medidas extras de limpezas nos mercados públicos da capital.

“Já estava na programação intensificar os trabalhos de limpeza e desinfecção, e com a chegada do período da Semana Santa iremos acrescentar outras medidas para priorizar a desinfecção. Poderemos até isolar algumas áreas por alguns minutos , para promover a desinfecção no horário de funcionamento. Esperamos que a população entenda a necessidade de evitar aglomerações e antecipe a compra do pescado e evite deixar tudo para última hora”, alertou o diretor de Abastecimento da Semtabes. A limpeza vem sendo realizada em todos os mercados públicos da capital que estiverem funcionando, tais como o Mercado da Produção, o mercado do bairro do Jacintinho, o mercado do Tabuleiro e o do bairro do Benedito Bentes. A intensificação na limpeza continuará ocorrendo enquanto permanecer o estado de pandemia.

Mais matérias
desta edição