Os bairros da Ponta Verde, Jatiúca, Vergel e Ponta Grossa lideram em números de casos confirmados de coronavírus em Maceió. Nesses locais, já foram confirmados entre 12 e 18 casos. Pelo menos é o que aponta um relatório divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta quinta-feira (23). O documento aponta que a doença já tem casos confirmados em 41 bairros da capital alagoana.
Após a Ponta Verde e a Jatiúca, os bairros com mais casos registrados são Benedito Bentes, Cidade Universitária, Clima Bom, Farol,
Feitosa, Levada, Pinheiro, Poço, Serraria, Tabuleiro. Nesses dez bairros com a maior incidência da doença, o número de infecções varia de cinco até mais de dez casos.
Em seguida vêm os bairros de Antares, Barro Duro, Bebedouro, Bom Parto, Centro, Cruz das Almas, Gruta, Jacintinho, Jaraguá, Jardim Petrópolis, Ouro Preto, Pajuçara, Pitanguinha, Ponta da Terra, Prado, Santo Amaro, Santos Dumont, São Jorge e Trapiche, com registro entre 2 e 4 casos.
Já os bairros de Canaã, Chã da Jaqueira, Garça Torta, Ipioca, Jacarecica, Petrópolis, Rio Novo e Santa Lúcia têm, até agora, registro de um caso de coronavírus confirmado cada um.
Os únicos bairros em que não há casos de Covid-19 confirmados são Chã de Bebedouro, Fernão Velho, Guaxuma, Mangabeiras, Mutange, Pescaria, Pontal, Riacho Doce e Santa Amélia.
A gerente médica do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) e integrante do Grupo Técnico de Apoio ao Enfrentamento da Covid-19 em Alagoas, infectologista Luciana Pacheco, demonstra preocupação com os dados apontados no relatório, uma vez que alguns dos bairros citados trazem um número expressivo de moradores idosos, portanto, do grupo de risco.
"As pessoas precisam se conscientizar que a doença existe, a doença pode ser grave nas pessoas idosas, nas pessoas com doenças crônicas e essas pessoas vão precisar do atendimento na rede de saúde. Você precisa fazer sua parte, ficar em casa e isso não significa ir para rua, ir para calçada ou ir à praça, tem de ficar isolado em casa. Se você precisa sair para trabalhar, tem que trabalhar com segurança", enfatiza Luciana Pacheco.
Os casos do novo coronavírus já podem ser encontrados em todos os distritos sanitários da capital, segundo o levantamento.
A infectologista reforça o apelo à sociedade enfatizando a eficácia e importância da quarentena, para que o serviço de saúde possa atender a população de forma segura e com o respeito que as pessoas merecem.