app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5868
Cidades

SEDUC DIVULGA PROTOCOLO PARA VOLTA ÀS AULaS

Protocolo contém orientações sobre medidas para evitar contaminação por coronavírus na volta às aulas

Por thiago gomes | Edição do dia 27/10/2020 - Matéria atualizada em 27/10/2020 às 04h00

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (26), o protocolo de orientação à gestão escolar para o retorno às aulas presenciais, já autorizadas aos estudantes adultos, por meio de decreto governamental, a partir de hoje. De acordo com a pasta, o plano de ação deve ser dividido em três etapas, contemplando a preparação da equipe para o retorno, definição da nova rotina no ambiente escolar e monitoramento constante das ações de prevenção e combate à Covid-19. Pelas regras, a comunidade escolar (alunos e funcionários das unidades de ensino) devem, obrigatoriamente, utilizar máscaras, ter a temperatura corporal aferida diariamente e manter o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. Além disso, orienta-se que não compartilhem objetos, inclusive cadernos, livros, canetas e borrachas. As escolas precisam expor cartazes com orientações do protocolo em pontos estratégicos; manter os ambientes, preferencialmente, com ventilação natural; organizar e controlar a entrada de pessoas na escola; disponibilizar o atendimento com hora marcada ou por outros meios de comunicação entre pais e a escola.

Os funcionários devem orientar, na entrada, para que se faça a higienização do solado dos sapatos; direcionar o estudante e trabalhadores para higienização das mãos na entrada da escola; incentivar o uso de álcool em gel ou limpeza com água e sabão; organizar fila com distanciamento de 1,5m para entrada e saída dos estudantes; sinalizar o distanciamento na entrada da escola e nos locais de atendimento ao público com cartazes e adesivos no chão; e exigir o uso de EPI [Equipamento de Proteção Individual] - máscara de tecido, de acrílico e luvas para vigias e funcionários que vão acolher os estudantes, distribuir merenda e atender a comunidade escolar.

Na hora da merenda, todos devem reforçar a higienização das mãos e retirar as máscaras, apenas, para comer, substituindo a proteção por outra limpa. A limpeza com produtos sanitizantes e desinfetantes precisa ser intensificada, da mesma forma, em todos os ambientes da unidade e do transporte escolar. Funcionários e estudantes com sintomas gripais devem ser orientados, imediatamente, a retornar para casa e procurar atendimento médico, devendo resguardar-se pelo período de quarentena.

Mais matérias
desta edição