Satuba, Roteiro e Maceió são os municípios alagoanos que concentram as maiores taxas de óbitos por covid-19 por cem mil habitantes. Enquanto que Arapiraca, Marechal Deodoro e Palestina registraram mais casos confirmados da doença por 100 mil habitantes. Os dados constam no painel de informações interativas sobre a pandemia da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).
O levantamento aponta que Satuba, Roteiro e Maceió tiveram até agora 137, 135 e 121 vítimas por cem mil habitantes que não resistiram às complicações da covid; já Arapiraca, Marechal Deodoro e Palestina contabilizaram, respectivamente, 6.587, 6.460 e 6.186 pessoas infectadas por cem mil habitantes.
Três das cinco cidades com mais mortes por cem mil habitantes estão na região metropolitana: Satuba, Maceió e Messias e dois municípios dentre os que têm mais casos também por 100 mil hab, no caso Marechal Deodoro e Coqueiro Seco.
Em levantamento do Ministério da Saúde atualizado na noite de quarta-feira (3), Alagoas aparece com a taxa de incidência por cem mil habitantes de 3.568. Em relação ao Nordeste, o estado está na frente de Pernambuco e Maranhão que têm, na sequência, 2.776 e 2.950. Sobre a mortalidade por 100 mil/hab, chegou a 83 vítimas, maior que a Bahia e o Maranhão que contabilizaram, respectivamente, 68 e 66 pessoas. Chã Preta, Jundiá e Mar Vermelho são os três municípios com menos casos confirmados de Covid em Alagoas e têm, segundo a Seplag, 52, 48 e 34 notificações da doença. Jacaré dos Homens, Jaramataia, Mar Vermelho, Monteirópolis, Mar Vermelho e Pindoba contabilizaram uma morte cada um. São Brás segue como única cidade alagoana sem mortes provocadas pelo coronavírus e Maceió registra 4.350 casos confirmados por cem mil habitantes, é o décimo segundo município nessa situação, de acordo com informações da Seplag. Alagoas se aproxima de 120 mil notificações de Covid e de 2,8 mil mortos pelo coronavírus.