app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Cidades Anne Karolayne apresentou sinais de Covid com poucos dias de nascida e foi internada

BEBÊ DE UM MÊS VENCE A COVID APÓS 19 DIAS INTERNADA EM MACEIÓ

Segundo a Sesau, doença já atingiu 170 crianças menores de um ano no Estado e causou dois óbitos nessa faixa etária

Por Jamylle Bezerra | Edição do dia 13/02/2021 - Matéria atualizada em 13/02/2021 às 04h00

Apesar de tão pequena, Anne Karolayne, de apenas um mês, mostrou que já pode ser exemplo de superação. Natural do município de Messias, a bebê, que passou 19 dias internada no Hospital da Mulher, em Maceió, venceu a Covid-19 e recebeu alta essa semana. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que, somente na capital alagoana, a doença já havia afetado 170 crianças menores de 1 ano. Desde o início da pandemia, Maceió registrou 2 óbitos pela doença de vítimas nessa faixa etária. Anne é uma vitoriosa. Nasceu de parto cesáreo, com 33 semanas de gestação, em 6 de janeiro, na maternidade do Hospital Universitário (HU) de Maceió, pesando 1,950 kg e medindo 46 centímetros. Com poucos dias após ter recebido alta médica, a criança começou a apresentar cansaço e tosse, sintomas relacionados à Covid-19. Ela foi internada e, com 16 dias de vida, precisou ficar sob ventilação não invasiva. Essa modalidade, conhecida como VNI, consiste em um método para ajudar na respiração do paciente, através de aparelhos que não são introduzidos no sistema respiratório. De acordo com a pediatra da UTI Neonatal do HM, Crisandra Fonseca, após 48 horas de internamento, o quadro de saúde de Anne piorou e ela precisou ser intubada. “Anne chegou estável, ficou com o suporte de oxigênio, mas, depois de 48 horas, o seu aparelho respiratório começou a apresentar dificuldade, fazendo com que a equipe multidisciplinar optasse pela intubação, a fim de salvar a vida dela. Ela foi uma grande guerreira durante todos esses dias. Ficamos felizes por ela ter vencido essa batalha”, comemorou.

Conforme a fisioterapeuta Anália Maria Cavalcante, “Anne desenvolveu um quadro muito comum nos adultos, que a Síndrome Respiratória Aguda Grave [SRAG], onde o pulmão dela ficou totalmente infiltrado”, destacou.

Os pais Cristine de Paula da Silva, de 33 anos, e Givanildo Santos da Silva, de 37 anos, não apresentaram nenhum sintoma da doença e eram só gratidão ao deixarem o hospital com a filha nos braços.

TRANSMISSÃO

A história de Anne mostra que a Covid-19 não escolhe idade, raça e nem cor, por isso, os cuidados para evitar a transmissão pelo vírus, não podem parar. Até a sexta-feira (12), Alagoas havia registrado quase 123 mil casos da doença e um total de 2.848 óbitos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o estado já registrou 14 mortes de crianças menores de dez anos desde março de 2020, quando a pandemia teve início.

Mais matérias
desta edição