app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Cidades

PREFEITURA DE ANADIA ENDURECE MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Decreto foi assinado após confirmação de novo cepa do coronavírus em paciente do município

Por tatianne lopes | Edição do dia 19/02/2021 - Matéria atualizada em 19/02/2021 às 04h00

Depois do caso confirmado da variante brasileira do coronavírus em moradores de duas cidades de Alagoas, Anadia e Viçosa, o prefeito de Anadia, Celino Rocha, determinou, através de decreto, nesta quinta-feira (18), o fechamento de estabelecimentos comerciais, igrejas e a proibição de eventos culturais pelo período de 15 dias. Segundo a determinação, está suspenso em todo o município, o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, templos, igrejas e demais instituições religiosas; aulas presenciais da rede municipal de ensino, tanto pública quanto privada; eventos culturais públicos e privados, tais como aniversários, casamentos, entre outros, independentemente do número de presentes. Além disso, o funcionamento de academias, clubes e também os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Educação através do transporte intermunicipal de estudantes, estão proibidos. A secretária de Saúde do município, Sônia Mascarenhas, explicou que a paciente relatou que não tem histórico de viagem nem contato com moradores do Amazonas ou qualquer outra Unidade da Federação. A mulher, de 64 anos, já cumpriu o período do isolamento social e está recuperada. “Os sintomas tiveram início em 19 de janeiro apresentando tosse, coriza, mialgia e moleza. No dia 25, foi realizada a coleta para pesquisa de SARS-CoV-2 por RT-PCR, que confirmou a infecção. Seguimos realizando o monitoramento de todos os pacientes que testam positivo e daqueles que realizaram viagens ou tiveram contato com pessoas que estavam fora do estado”.

VARIANTE

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificaram, na terça-feira (16), a variante brasileira do coronavírus em duas pacientes de Alagoas, sendo uma de 36 anos e a outra de 64. Elas são de Viçosa e Anadia, respectivamente, mas apenas uma tem histórico de viagem para Amazonas, estado onde se originou a variante. A Prefeitura de Viçosa informou à Gazeta que manterá as medidas atuais de prevenção ao coronavírus e, por enquanto, não haverá novas restrições. Entretanto, haverá o reforço nas ações educativas.

PACIENTES

A primeira paciente, de 36 anos, residente do município de Viçosa, tem histórico de viagem para Manaus, no Amazonas, no dia 22 de janeiro, onde permaneceu por quatro dias. No local, teve contato com familiares com quadro gripal, entretanto sem confirmação laboratorial para Covid-19. No dia 25 de janeiro, apresentou dispneia e tosse. Retornou para Alagoas em 26 de janeiro. Por sua vez, em 29 do mesmo mês, a coordenação de Vigilância Epidemiológica de Viçosa informou quanto à suspeita clínica do caso, sendo realizada coleta para pesquisa de SARS-CoV-2 por RT-PCR, ocasião em que se confirmou a infecção pelo novo coronavírus. Foi orientado, em seguida, o isolamento domiciliar do caso e de seu contato. A investigação epidemiológica evidencia se tratar de caso alóctone (importado).

Mais matérias
desta edição