app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Cidades Ampliação da frota de ônibus de Maceió deve reduzir as aglomerações nos coletivos

FROTA DA CAPITAL ALAGOANA GANHA MAIS OITENTA E DOIS ÔNIBUS

Para tentar diminuir as aglomerações nos coletivos de Maceió, a frota foi ampliada de 388 para 470 veículos, uma alta de 20%

Por luan oliveira | Edição do dia 12/03/2021 - Matéria atualizada em 12/03/2021 às 04h00

Maceió ganhou mais 82 ônibus em sua frota após portaria da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) que obrigou as prestadoras de serviço a ampliarem suas frotas em 20%. A medida, que entrou em vigor nesta quarta-feira (10), ampliou de 388 para 470 os veículos circulando nas ruas da capital. A ampliação veio após reclamações e denúncias de cidadãos nas redes sociais sobre a lotação dos ônibus da capital, problema que criou uma nova dimensão após o início da pandemia da Covid-19. A esperança da pasta é que a medida desafogue a lotação dos coletivos e evite aglomerações.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb), as empresas contam com essa frota e com o pessoal para operá-las, e que as mudanças já estão em vigor, dado que a portaria tomou efeito já nesta quinta-feira (11).

A SMTT determinou, ainda, o retorno imediato das viagens semi-expressas das linhas: 223 – Ipioca/Mercado (via Poço); 604 – Eustáquio Gomes/Terminal Cruz das Almas; 716 – Clima Bom/Ponta Verde; 906 – Pontal/UFAL; e 704 – Benedito Bentes/Ponta Verde. Na semana passada, o órgão liberou a criação da linha 601 (Benedito Bentes – Jatiúca, via Eco Via Norte) e anunciou melhorias em outros itinerários que cruzam a cidade. A ampliação da frota disciplinada por meio de portaria assinada pelo prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PSB), publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (11), que trata ainda do cumprimento das medidas preventivas pelas empresas de transporte público. “A gente sabe que foram anunciadas medidas restritivas, mas de nada adianta se os ônibus, principalmente em horários de pico, continuam lotados. Eu peguei o transporte público de Maceió às ruínas e a gente tem trabalhado bastante. No passado, as frotas foram reduzidas pela metade e a gente tem o entendimento que, muito pelo contrário, nesse momento a gente não pode, em nenhuma das hipóteses, diminuir o número de ônibus”, pontuou o prefeito. A portaria prevê ainda a sanitização de todos os veículos que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade Maceió, obrigatoriamente, na ida e volta de cada viagem. Além de determinar o retorno imediato das viagens semi expressas de seis linhas de ônibus.


FISCALIZAÇÕES

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) já intensificou as fiscalizações e irá autuar as empresas em caso de descumprimento de qualquer uma das medidas previstas na portaria. A população pode denunciar ainda o transporte coletivo que não seguir os protocolos, por meio do aplicativo cittamobi e do canal de denúncia da SMTT, no número 118. “É importante destacar que estamos do lado da população e, doa a quem doer, a gente vai tomar as medidas cabíveis. Os tempos são outros, as coisas mudaram e este é um novo momento que Maceió vive; então, a gente vai aos poucos aqui imprimindo a nossa cultura, a nossa forma de atuar dentro da administração, fazendo eles entenderem que todos esses alertas não são de brincadeira, e tem sim que respeitar o povo da nossa capital”, reforçou. JHC destacou ainda algumas medidas já tomadas com relação ao transporte público na Capital. “Nós diminuímos o valor das passagens; mudamos o tom com as empresas de ônibus, para que elas possam cumprir com suas obrigações; ampliamos mais 15 novas ofertas de linhas; e agora também, de forma emergencial, nós abrimos a Ecovia Norte, diminuindo tempo de exposição dessas pessoas dentro do ônibus”

* Sob supervisão da editoria de Cidades.

Mais matérias
desta edição