app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Cidades ANP e Procon fiscalizaram postos de combustíveis

Operação do Procon e da ANP autua quatro postos de combustível em Alagoas

Operação do Procon e da ANP visitou 15 postos de combustíveis e 5 pontos de venda de gás de cozinha em Alagoas

Por Clariza Santos | Edição do dia 16/03/2021 - Matéria atualizada em 16/03/2021 às 04h00

Uma fiscalização conjunta da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Instituto de Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL) autuou quatro postos de gasolina em Alagoas por irregularidades. As principais queixas eram de abastecimento de etanol em veículos de clientes que pagaram por gasolina.

Dois dos postos autuados ficavam em Maceió, e outros dois em Rio Largo, na Região Metropolitana. Em Maceió, dois postos tiveram bicos de abastecimento interditados por venderem gasolina e abastecerem etanol nos veículos. Em um deles, até mesmo a gasolina aditivada, mais cara, era substituída por etanol no tanque dos veículos.

Um dos postos também marcava em uma das bombas uma quantidade de combustível superior ao que realmente estava sendo abastecido. A diferença máxima tolerada é de 60ml a cada 20L, e lá se encontrava em 80ml.

A última autuação foi por irregularidades menores, como falta de marcação em bombas e termodensímetro com mal funcionamento. O aparelho, que fica afixado na bomba de etanol, tem como proposito atestar a pureza do combustível ao consumidor. O álcool da bomba, contudo, não estava passando pelo aparelho.

Os fiscais visitaram ao todo 15 postos de gasolina e 5 pontos de venda de gás de cozinha em Alagoas. Os municípios visitados foram Maceió, Rio Largo, Boca da Mata, Cajueiros e Capela.

Mais matérias
desta edição