app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Cidades Empresas alagoanas estão procurando farmácias para testarem seus funcionários

BUSCA DE TESTES PARA DETECTAR COVID-19 TEM ALTA DE MAIS DE 100%

O crescimento deve-se ao aumento no número de casos no estado e, também, à eficácia dos testes realizados nos estabelecimentos

Por TATIANNE BRANDÃO | Edição do dia 25/03/2021 - Matéria atualizada em 25/03/2021 às 04h00

A procura por testes de farmácia que detectam o novo coronavírus cresceu mais de 100% em Alagoas, nos três primeiros meses do ano. Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogarias (Abrafarma), a demanda por este tipo de diagnóstico aumentou cerca de 250% de 2020 para 2021 em todo do país. Para o secretário geral do Conselho Regional de Farmácia/AL, Daniel Fortes, o crescimento deve-se ao aumento no número de casos no estado e, também, à eficácia dos testes realizados nos estabelecimentos. “A gente atribui isso, principalmente, pelo aumento no número de casos, onde as pessoas acabam procurando mais os serviços de saúde e encontram uma certa comodidade ao encontrarem esses testes nas farmácias, e, também, ao aumento da confiabilidade que esses testes de farmácia têm apresentado, com 98% ou 99% de eficácia. São valores próximos aos que são identificados em laboratórios”, explicou Daniel.

Somente em uma farmácia localizada no bairro da Ponta Verde, a procura pela testagem cresceu 40%. “Se nós fazíamos uma base de 50 a 65 testes por semana, hoje fazemos de 115 a 125 testes. O aumento da positividade tem sido de 30 a 40%. Além do número de testes que aumentou, temos percebido um crescimento nos resultados positivos. Em uma escala de 20 testes, temos de 7 a 8 positivos”, afirma Ana Patrícia, farmacêutica.

O crescimento no número dos casos em Alagoas tem feito com que empresas procurem as farmácias para testarem seus funcionários, para evitar uma contaminação em grupo. “Se tiver um funcionário contaminado, este é afastado e os demais são triados para que não haja contaminação em grupo. Tem que ter agendamento prévio, onde a gente segue todas as regras da vigilância sanitária, para que não tenha aglomeração dentro do estabelecimento”, explicou o farmacêutico Erison David.


TESTES NO BRASIL

De acordo o jornal O Globo, de 1º de janeiro até 14 de março deste ano, foram feitos 2.045.469 testes nas farmácias do país, contra 2.032.089 de abril até dezembro de 2020, segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Os números foram compilados em 3.516 farmácias. O aumento nos resultados positivos obtidos nas drogarias também tem chamado a atenção e preocupado. Eles subiram de 15% no ano passado para 23% neste ano. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a taxa de positividade esteja em 5% ou menos por 14 dias para relaxar medidas de distanciamento social.

Mais matérias
desta edição