app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Cidades Alocar pedras no local não pode sequer ser considerada uma obra de contenção

INTERVENÇÃO FEITA POR RUI PALMEIRA AMEAÇA BANHISTAS

Especialista afirma que intervenção não foi eficaz e que deixou danos ambientais no local

Por PÂMELA DE OLIVEIRA* ESTAGIÁRIA | Edição do dia 30/03/2021 - Matéria atualizada em 30/03/2021 às 04h00

Uma ação de contenção feita na orla da Praia do Pontal ainda na gestão do ex-prefeito de Maceió Rui Palmeira vem ameaçando a segurança das pessoas que circulam pelo local. Especialista afirma que intervenção não foi eficaz e que deixou danos ambientais e visuais na região. Para o Engenheiro Civil e Especialista em Obras de Proteção Costeira Marco Lyra, afirma que a decisão de alocar pedras de granito no local, a fim de evitar o avanço da erosão marítima, não pode sequer ser considerada uma obra de contenção, uma vez que foi realizada sem nenhum critério. “Há ali uma contenção para recuperar a praia e evitar que a erosão da duna chegue ainda mais longe.

Aquela região foi aterrada para que se pudesse passar com asfalto e assim começou um processo erosivo, e não foram tomadas as devidas providências. Se nada for feito, o risco que se corre é de ter algum problema maior. Não pode ser considerada obra de contenção porque foi feita sem nenhum critério, não é ambientalmente correto”, disse. A erosão no local fez com que o avanço do mar destruísse parte do passeio público.

Marco alerta para a necessidade de haver uma instalação de sinalização no local para evitar que ocorram acidentes com transeuntes ou com veículos que circulam pela região. “Precisaria ter algum cuidado no local quanto à sinalização e fazer um isolamento da área. Existe um risco de carros que passam pelo local afundarem ali mesmo ou, então, carros que estão estacionados no local afundem onde a maré já cavou por baixo, mas não é possível precisar quando ou como isso pode acontecer. Sem cuidado e contenção, podem ocorrer danos às pessoas, como também ao patrimônio delas”, disse o engenheiro.

A Gazeta questionou a atual gestão da Prefeitura de Maceió quanto à problemática e aguarda posicionamento.

Alocar pedras no local não pode sequer ser considerada uma obra de contenção
Alocar pedras no local não pode sequer ser considerada uma obra de contenção - Foto: @Ailton Cruz
 


Mais matérias
desta edição