O novo coronavírus afeta homens e mulheres de forma diferente em Alagoas e na faixa etária acima de 80 anos matou mais idosas. Foram 549. Elas representam 55% dos casos confirmados e são 45% dos óbitos por Covid-19: quase 130 mil registros da doença e quase 2,6 mil mortes nesse grupo.
O levantamento sobre as vítimas a Covid-19 em Alagoas mostra que os homens com idade entre 70 e 79 anos foram os que mais morreram da doença: 781 óbitos; seguido dos que tinham de 60 a 69, um total de 752 e 635 mulheres nessa mesma faixa.
Um ano e cinco meses após a confirmação dos primeiros casos da doença em Alagoas, a Covid-19 deixou mais vítimas nas idades de 60 a 79 anos. Foram 2,7 idosos, quase metade do total de mortes registradas. Entretanto, em todas as faixas, o novo coronavírus provocou óbitos. A redução de casos e mortes ocorrida nas últimas semanas é atribuída ao avanço da imunização, que gerou impacto especialmente nos mais velhos, os primeiros a tomar a vacina. Com a ocupação de leitos em baixa, médicos que atuam no combate à pandemia relatam que os poucos ainda internados são na maioria pessoas que não tomaram a vacina. “A ocupação dos leitos caiu muito. Em maio a gente chegou a ter 80 internados com Covid-19, agora tem uns dez ou doze e sete mais graves, na UTI. Começou a cair a partir de junho. Hoje quem está nos hospitais são os pacientes que não foram vacinados”, explica Artur Gomes Neto, diretor médico da Santa Casa de Maceió. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mostram que – até a última quinta-feira (12) - 55 pessoas com até 19 anos não resistiram à Covid-19, vinte e cinco eram crianças com até 9 anos. Com mais de 232 mil casos confirmados, 53,7 mil têm entre 30 e 39 anos e 46,8 mil de 40 a 49 anos.
COMORBIDADES
Diabetes (2,3 mil pacientes), Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) (2 mil) e cardiopatia (1,2 mil) são as três principais comorbidades citadas entre os pacientes que desenvolveram a forma grave da doença. Enquanto que 1,2 mil pessoas que morreram após infecção pelo novo coronavírus não foi informada doença preexistente.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), os casos confirmados e óbitos de pessoas com a Covid-19 estão distribuídos nos 102 municípios alagoanos. Oito das quase 6 mil vítimas eram de pessoas residentes em Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina e Bahia. Das mortes ocorridas no estado, 2,5 mil residiam em Maceió e 3,3 mil moravam no interior.