app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Cidades

MULHERES QUILOMBOLAS VÃO À PRAIA PELA 1ª VEZ

.

Por Wanessa França com Assessoria | Edição do dia 16/12/2021 - Matéria atualizada em 16/12/2021 às 04h00

Mulheres do quilombo Lagoa do Algodão, localizado na cidade de Carneiro, no Sertão de Alagoas, visitaram, na manhã de ontem, a praia da Pajuçara, onde muitas tomaram banho de mar pela primeira vez. A ação é fruto de uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, através do projeto Éba Ókum - O Sertão vai ver o mar, contando com parceria da Prefeitura de Maceió.

O projeto busca evidenciar as desigualdades sociais presentes no Estado, afirmando a necessidade do lazer como direito à cidadania plena. A coordenadora da entidade, Arísia Barros, conta que “mais do que trazer pessoas, é discutir desigualdade social. É inconcebível que mulheres que são de Alagoas - o Estado que tem a orla mais bonita do Brasil - não conheçam o mar. Dona Maria tem 75 anos, depois de 75 anos é que foi permitido a ela conhecer o mar. E isso não é só sobre o mar, é sobre a desigualdade, a miserabilidade nos quilombos, é sobre ir além do 20 de novembro”, diz.

A dona de casa Maria Aparecida descreveu a sensação de tomar banho de mar. “A gente sempre vem a Maceió, para fazer exame, consulta, mas nunca dá tempo de parar e curtir o mar e pra gente vir com os nossos custos fica um pouco complicado devido à situação financeira”, contou.

Mais matérias
desta edição