app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Cidades Maceió, 04 de maio de 2020
Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento. Farmacia do Trabalhador, localizada na Rua Capitão Marinho Falcão no bairro de Santo Eduardo em Maceió. Alagoas - Brasil.
Foto: ©Ailton Cruz

VENDA DE ANTIGRIPAIS CRESCE 115% EM 2 MESES EM AL

.

Por Hebert Borges | Edição do dia 07/01/2022 - Matéria atualizada em 07/01/2022 às 04h00

A venda de medicamentos antigripais livres de prescrição médica cresceu 118,37% em Alagoas, de acordo com o Conselho Regional de Farmácia (CRF/AL). Os dados referem-se aos meses de novembro e dezembro de 2021. Os maiores registros de vendas foram de antitussígenos (medicamento para tosse), com 126%, seguido pelos antigripais, com 118,37%.

Segundo o Conselho, o resultado é reflexo do aumento nos casos de síndromes gripais em Alagoas. Os analgésicos e antipiréticos também registaram aumento de 72,6%, bem como anti-inflamatórios (55%), antibióticos (45%), descongestionante nasal (78%), expectorantes (94%) e vitaminas (13%).

Fábio Pacheco, presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, diz que grande parte dos medicamentos não necessitam de prescrição e as pessoas praticam automedicação. “É fundamental que procure o farmacêutico para orientação porque há riscos da interação medicamentosa e as consequências podem ser graves”, alertou.

Ele lembra que existe uma lei que determina a presença de um profissional farmacêutico em todo estabelecimento e buscar essa ajuda só traz benefícios para saúde. “O farmacêutico é o profissional mais próximo, então, ao chegar na farmácia peça pra conversar com ele e se for necessário ele fará o encaminhamento ao médico.”

Mais matérias
desta edição