Morreu ontem de manhã, em Maceió, a recém-nascida que foi encontrada abandonada perto do lixo nas proximidades do Conjunto Virgem dos Pobres, no Vergel do Lago, em Maceió. A bebê tinha aproximadamente 28 semanas e foi encontrada por um casal enrolada em um pano e com resto de tecido da placenta. A polícia investiga o caso e a mãe pode responder por homicídio, segundo delegado.
A recém-nascida foi encaminhada ao Hospital Geral Santo Antônio, no Centro, onde foi reanimada e intubada, mas não resistiu e morreu.
O caso será investigado pelo delegado Nivaldo Aleixo, do 3° Distrito de Polícia Civil (PC). Ele informou que as circunstâncias em que o abandono aconteceu vão determinar que crime a mulher que abandonou a criança cometeu. Como a bebê veio a falecer, segundo o delegado, a mãe pode até responder por homicídio. Aleixo disse que a mulher ainda não procurou a delegacia para se explicar. “Ela [mãe] pode vir a responder pelo crime de abandono de incapaz ou homicídio. Mas também ela pode ter tido uma depressão pós-parto, levando o caso para outro rumo. Tudo vai ser esclarecido quando a encontramos”, explicou Aleixo à Gazeta.
Ainda segundo o delegado, a Polícia Civil faria diligências no local onde a menina foi encontrada. “Vou procurar o Conselho Tutelar para saber relatos do fato, como também vou ao hospital para saber como a criança entrou e o que ocorreu na unidade. Além disso, vou ao local do abandono, no lixão, para procurar saber se tem câmera ao redor para solicitar as imagens e, assim, saber como se deu o crime”, informou.
“O crime pode ter ocorrido na madrugada de hoje [ontem]. A pessoa [mãe] pode ter tido a criança naquele momento e, levada por um surto, acabou levando a criança, ainda com placenta, ao lixão, onde foi abandonada”, acrescentou.
Ontem à noite, o delegado Nivaldo Aleixo informou à TV Pajuçara que o casal que encontrou o bebê e o levou ao hospital foi identificado e intimado a depor. Segundo o delegado, a polícia conseguiu identificar o endereço dos dois, mas eles não estavam em casa no momento em que foi entregue à intimação. No entanto, o casal deve comparecer à delegacia nesta quarta-feira, quando irá prestar depoimento.
Ainda segundo a autoridade policial, uma equipe irá acompanhar os dois para que eles indiquem o local exato onde o bebê foi encontrado. Ciente disso, a polícia irá verificar se o local tem câmeras de videomonitoramento. Em caso de afirmativo, elas deverão ser solicitadas e analisadas.
Conforme informações do Conselho Tutelar repassadas à TV Pajuçara, foi o próprio hospital que informou a situação ao Conselho Tutelar. Nas informações, teriam dito que a criança ainda estava viva, com o cordão umbilical e que iriam realizar procedimentos médicos para tentar salvar a vida dela. Entretanto, o bebê veio a óbito.
O delegado informou que até as 20h de ontem, o corpo da criança ainda estava no hospital. “Tentamos localizar a mãe, para que a criança não seja enterrada como indigente e ainda estamos aguardando a autópsia para saber o que causou a morte”, informou Aleixo.