A Defesa Civil de Maceió recomendou a demolição de cinco edifícios localizados na área afetada pela instabilidade de solo, provocado pela atividade de mineração, no bairro Pinheiro. A demolição dos cinco edifícios do Condomínio Espanha estava prevista para acontecer ontem, porém, um problema mecânico em uma das máquinas adiou para hoje o serviço. A demolição será iníciada às 8h.
Embora os trabalhos de demolição sejam de responsabilidade da mineradora Braskem, técnicos da Defesa Civil Municipal vão acompanhar a ação, já que a a estrutura dos edifícios coloca em risco a população que transita pela Avenida Comendador Francisco Amorim Leão. A demolição será realizada por uma empresa contratada pela Braskem, conforme prevê o 3° Termo de Cooperação, firmado em janeiro de 2020.
O condomínio é formado por cinco prédios de quatro andares cada. Ele está desocupado desde 2020. De acordo com a Braskem, todos os moradores já foram indenizados. A conclusão dos trabalhos de demolição está prevista para ser concluída no dia dois de fevereiro. O isolamento do local, assim como as atividades de demolição e gestão dos resíduos, deverão ser executados de acordo com normas ambientais e de segurança. Além disso, a empresa contratada deverá realizar o controle da emissão de poeira com água e monitoramento de ruído na região.